Pular para o conteúdo
Geral

Vendas no comércio varejista crescem 0,8% em abril

As vendas no varejo registraram em abril um crescimento de 0,8% em relação a março, de acordo com os números da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma comparação, que também considera o ajuste sazonal, a receita nominal do setor teve um aumento de 0,6%. […]
Arquivo -

As vendas no varejo registraram em abril um crescimento de 0,8% em relação a março, de acordo com os números da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma comparação, que também considera o ajuste sazonal, a receita nominal do setor teve um aumento de 0,6%. Já no confronto com abril de 2011, sem o ajuste, o comércio varejista registrou acréscimos de 6% no volume de vendas e de 7,5% na receita nominal.

Com os resultados de abril, o acumulado do ano atinge 9,2% no volume de vendas e 12,2% na receita nominal, enquanto o dos últimos 12 meses registra taxas de variação de 7,2% e 11,4%, respectivamente.

Segundo o IBGE, os índices em abril foram positivos no volume de vendas, na comparação com março, em oito das dez atividades pesquisadas, com destaque para o comércio de combustíveis e lubrificantes (2,5%); material de construção (1,8%) e móveis e eletrodomésticos (1,5%). Já os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e de livros, jornais, revistas e papelarias registraram quedas, de 0,8% e 2,9%, respectivamente, na comparação com o mês anterior.

Em relação a com abril de 2011, o maior impacto no crescimento do volume de vendas foi o comércio de móveis e eletrodomésticos, com variação de 12,1%. De acordo com o IBGE, esse resultado reflete a política do governo de incentivo ao consumo, por meio da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodoméstiscos da linha branca, além da manutenção do crédito, da estabilidade no emprego e do crescimento da renda.

Nessa mesma base de comparação, o comércio de tecidos, vestuários e calçados registrou variação negativa de 1,1%, desempenho atribuído pelo IBGE à alta de preços do setor nos últimos 12 meses, que foi 6,5%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Cassilândia

Alvo da PF em operação contra grupo que mantinha paraguaios em escravidão é preso em MS

VÍDEO: Tiroteio na fronteira deixa dois mortos e um veículo incendiado

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Campo-grandense relata atraso de mais de uma hora para entrar em estádio do Corinthians: ‘Não dá certo’

Últimas Notícias

Brasil

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Senador afirmou que Bolsonaro sofre "injustiça", mas que é problema interno do Brasil

Transparência

Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses após ajuste fiscal

Com aporte, Adriane planeja asfaltar diversos bairros de Campo Grande ainda em 2025

Política

Com 8 deputados em home office, falta de internet atrasa sessão na Alems

O atraso afetou ainda um grupo que seria homenageado pelo deputado Lucas de Lima

Cotidiano

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

As inscrições para o PSA Conservação, programa que remunera produtores rurais que preservam o Pantanal, abrem nesta sexta-feira (18) e vão até 20 de agosto