As vendas de automóveis e comerciais leves em 2011 somaram 3,426 milhões de unidades, um crescimento de 2,89 por cento sobre o recorde alcançado em 2010, informou uma fonte do mercado nesta segunda-feira.

Apenas em dezembro, as vendas da principal categoria do mercado brasileiro de veículos foram de 329.237 unidades, expansão de 7,85 por cento sobre novembro, mas queda de 8,9 por cento no comparativo anual, informou a fonte, citando números preliminares.
 
O desempenho no ano ficou abaixo do esperado pelo setor, em meio à elevação pelo governo de imposto sobre veículos importados, que vinha apresentando vendas elevadas desde o início do ano. Em meados do mês passado, passou a valer a elevação em 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida introduzida em setembro e que vale até o final de 2012.
 
A associação de concessionárias Fenabrave estimava um crescimento das vendas de automóveis e comerciais leves para o fechado de 2011 de 5,9 por cento, para 3,525 milhões de unidades.
 
A montadora italiana Fiat encerrou 2011 com vendas de cerca de 754,3 mil automóveis e comerciais leves, na liderança do setor e perto das 760,5 mil unidades comercializadas em 2010. Enquanto isso, a alemã Volkswagen registrou licenciamentos de cerca de 698,4 mil automóveis e comerciais leves ante 700,6 mil no ano anterior, informou a fonte.
 
A General Motors apurou vendas de 632,2 mil unidades em 2011 após 657,7 mil em 2010, enquanto a Ford teve 314 mil emplacamentos ante 336,3 mil na mesma comparação.
 
A Fenabrave divulgará na quarta-feira números consolidados de vendas de veículos, incluindo ônibus, caminhões, motocicletas e implementos rodoviários.