Pular para o conteúdo
Geral

Universidade fica sem energia e dispensa parte dos acadêmicos que fariam Enade

Ao todo, segundo uma liderança acadêmica, ao menos 800 estudantes foram direcionados para a Uniderp, sendo que metade foi dispensada por conta da queda de energia.
Arquivo -

Ao todo, segundo uma liderança acadêmica, ao menos 800 estudantes foram direcionados para a Uniderp, sendo que metade foi dispensada por conta da queda de energia.

Centenas de estudantes que chegaram à universidade Anhanguera Uniderp, por volta das 11h40 deste domingo (25), para realizar a prova obrigatória do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), foram surpreendidos com a falta de energia elétrica em parte das salas, o que implicou na dispensa e revolta dos acadêmicos.

”Quando cheguei o local já estava sem luz e nos deram a informação de que seríamos dispensados. Tive apenas de assinar a presença na prova e no cartão de respostas. Mas, quando já estávamos no corredor, disseram que a energia iria voltar e era pra voltar”, afirma o acadêmico de tecnologia em logística, Diego de Albuquerque, 24 anos.

Assim como os outros que estavam na sala, Diego diz que não aceitou voltar e, como já tinha assinado, iria aguardar uma resposta do Mec (Ministério da Educação) para saber sobre a sua situação. “O certo era fazer hoje, já que vim aqui”, comenta o estudante.

De outro grupo, sendo a maioria de acadêmicos de jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), os estudantes criticavam não só a falta de estrutura, mas também os moldes em que a prova é aplicada.

”Ficamos 40 minutos esperando para obter uma resposta, mas, fora os imprevistos, que são problemas da universidade em específico, o que deveria ser revisto é o Enade. O exame joga a situação da Educação do país toda nos alunos, com perguntas desnecessárias, não voltadas aos cursos”, garante o acadêmico do 8° semestre de jornalismo da UFMS, Rafael de Abreu, 23 anos.

Em sua opinião, os questionamentos deveriam focar nos professores, quantidade de livros disponíveis nas universidades, entre outros temas que ‘abririam’ os olhos do Governo Federal para os reais problemas das universidades.

“Infelizmente a prova se tornou um jogo e sei de faculdades particulares que fazem até aula específica para os alunos aprenderem ao certo a responder o teste, além de garantir prêmios de notebooks”, comenta uma das acadêmicas.

Ao todo, segundo uma liderança do grupo, ao menos 800 estudantes foram direcionados para a Uniderp, sendo que metade foi dispensada por conta da queda de energia. Em entrevista ao Midiamax, a assessoria de comunicação da Enersul (Empresa Concessionária de Energia Elétrica de MS), informou que se trata de um problema interno da faculdade, mas que prestaria assistência técnica em apoio.

Exame obrigatório

O Enade é realizado para 587,3 mil alunos de 1,8 mil instituições de ensino superior. Em Mato Grosso do Sul cerca de 23 mil acadêmicos estão inscritos. A prova é obrigatória para receber o diploma universitário, uma vez que o exame é um componente curricular da graduação.

O Enade é usado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o País. A prova, com 40 questões, será aplicada às 13h (hora de ) de domingo. Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado será divulgado até 25 de dezembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio em poste deixa bairros sem energia em Campo Grande

Portaria cria comitê para organizar Copa do Mundo feminina de 2027

Operação contra associação criminosa apreende seis veículos adulterados

Preços dos combustíveis ficam estáveis na semana de 7 a 12 de setembro, mostra ANP

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

VÍDEO: helicóptero da polícia sobrevoa Campo Grande em operação contra crimes

Últimas Notícias

Brasil

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos aos EUA

Brasil

Câmara autoriza a realização de concurso público

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (11) pelo presidente da Câmara dos Deputados

Polícia

Acusado de cometer zoofilia com ovelha e matar casal é condenado a 13 anos de prisão

O réu chegou a ser preso poucos dias após o crime

Economia

Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado no dia 16

Será assinado no dia 16 de setembro, no Rio de Janeiro