Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro a cidade de Dourados será sede do I Encontro da Alcar no Centro-Oeste, evento que na edição de estreia trabalhará o tema “Mídia, História e Representações”.

De acordo com a coordenação, o Encontro é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais da Comunicação Social, História, Ciências Sociais e outras áreas afins que encontrem na mídia seu objeto de estudo e interesse.

O prazo para envio de trabalhos para apresentação e publicação no cronograma do Encontro está aberto até hoje (17). As normas para submissão e indicações de e-mails dos coordenadores dos Grupos de Trabalho podem ser acessados no site www.unigran.br/publigran/alcarco2012.

Para as inscrições realizadas até 10 de outubro, o valor era de R$ 40 para professores e profissionais, R$ 30 para estudantes de pós-graduação e R$ 20 para estudantes de graduação. Depois do dia 10 de outubro os valores sobem em R$ 10.

A Rede Alfredo de Carvalho é hoje a principal mobilizadora brasileira de estudos acadêmicos na área da História da Mídia. Em Dourados, a Unigran é responsável pela realização do Encontro, contando com o apoio da UEMS, UFGD e UFMS.

Os interessados em participar do 1° Encontro do Alcar no Centro-Oeste deverão realizar o pagamento da inscrição via depósito identificado diretamente no caixa da instituição bancária. O depósito deverá ser feito na conta disponível no site do Encontro (link Inscrições).

Durante o Encontro serão trabalhados os seguintes GTs: História do ; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Impressa; História da Mídia Digital; História da Mídia Sonora; História da Mídia Audiovisual e Visual; História da Mídia Alternativa; e Historiografia da Mídia.

Programação

A programação terá início com a palestra “Análise histórica da importância da televisão na padronização cultural no interior do Brasil”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Goiás, Ana Carolina Temer. O dia seguinte contará com duas mesas redondas pela manhã: “História da mídia no Centro Oeste” e “História e representações na imprensa de fronteira”.

Como encerramento, o Encontro terá a participação especial de Adolpho Queiroz, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, considerado uma das principais referências nacionais em Marketing Político.