Durante a solenidade de abertura do VII Encontro do PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Comitê Dourados), na noite desta quinta-feira (14), o reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Damião Duque de Farias, foi aplaudido ao anunciar o início da criação da Orquestra Sinfônica da UFGD, que deverá estar instituída até 2014.

Essa ação será mais um avanço da Universidade, que desde sua criação procura organizar e estruturar programas culturais, para coloca-los a disposição da comunidade acadêmica e principalmente da população de Dourados de maneira geral, como o PROLER, Cineclube UFGD, Coral da UFGD e o IV Festival Internacional de Teatro (FIT), grande evento que ocorrerá em setembro de 2012.

Chegar à sétima edição do PROLER e ainda articular esse programa a realização da I Feira do Livro e da Leitura de MS, só foi possível através do envolvimento de alunos, professores e técnicos da UFGD, por meio do “compromisso de todos com a leitura”, segundo afirmou o reitor.

Para fortalecer o debate sobre as políticas públicas de incentivo a leitura, A UFGD convida todos os interessados para participarem hoje (15), às 20h, da mesa redonda do PROLER intitulada “Proposta para uma cidade leitora: PMLL em questão”, no Teatro Municipal. O objetivo é dar o ponta pé inicial na discussão para elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura de Dourados, aproveitando as entidades e o grande público presente na I Feira do Livro e da Leitura de MS.