A Universidade Católica Dom Bosco foi confirmada como a melhor universidade particular do Centro-Oeste, com base no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo , no início deste mês. O conceito é formado por avaliações como o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) e das pós-graduações stricto sensu.

“Nossos cursos foram muito bem avaliados no Enade, com excelentes resultados. Por isso, o conceito da UCDB é satisfatório”, afirmou a Pró-Reitora de Ensino e Desenvolvimento, professora Conceição Aparecida Butera.

O cálculo leva em conta a média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPCs) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avaliam os programas de pós-graduação das instituições. A nota da UCDB é a melhor entre as universidades privadas da Região Centro-Oeste e a terceira entre todas as Instituições de Mato Grosso do Sul, incluindo as públicas.

Os dados do MEC levam em conta o Enade de 2011, quando foram avaliados os cursos das Engenharias e Computação e as Licenciaturas.

Mestrados

Outro destaque na composição do IGC, os programas de Mestrado da Católica receberam a melhor avaliação do Estado.

Com cinco programas de Mestrado (em Educação, Desenvolvimento Local, Psicologia, Biotecnologia e Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária), a UCDB teve a melhor avaliação das universidades do Estado e a terceira melhor do Centro-Oeste.

Na avaliação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Hemerson Pistori, o bom desempenho é resultado de um esforço institucional de oferecer qualidade aos alunos. “Temos um corpo docente muito qualificado, com ampla produção científica e pesquisas em nível internacional, além de cooperações com instituições estrangeiras que ajudam a formar uma rede mundial muito forte, da qual a UCDB faz parte”.