Pular para o conteúdo
Geral

Tsonga recebe acessórios indígenas e encontra “clone” brasileiro

Número 8 do mundo, Jo-Wifried Tsonga recebeu arco e flecha, chocalho, leque e martelo feito de pedra no início desta tarde, no Ginásio do Ibirapuera. O francês deu uma clínica de tênis para participantes da ONG Favela Open, projeto social que insere o esporte em comunidades carentes e tribos indígenas de São Paulo. Idealizada pelo […]
Arquivo -

Número 8 do mundo, Jo-Wifried Tsonga recebeu arco e flecha, chocalho, leque e martelo feito de pedra no início desta tarde, no Ginásio do Ibirapuera. O francês deu uma clínica de tênis para participantes da ONG Favela Open, projeto social que insere o esporte em comunidades carentes e tribos indígenas de .

Idealizada pelo professor de tênis Jorge Nascimento, a ONG levou os vencedores dos campeonatos os quais organiza em 40 favelas da capital paulista para bater bola com Tsonga e os duplistas brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares.

Também estavam presentes as crianças que ganharam os torneios realizados em três tribos indígenas da cidade (Krukutu, Tenendaporá e Albaiaté). Ao fim da clínica, elas deram acessórios aos três tenistas, que posaram para fotos como se fossem atirar uma flecha.

Nascimento, 40 anos, era morador de uma favela em Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Aos dez anos, era pegador de bolas em um clube da capital, o qual não permitia que pessoas de sua função jogassem tênis no local. Como alternativa, ele começou a praticar o esporte com os irmãos em uma quadra improvisada na comunidade, cujas demarcações eram feitas com cal e a rede com sacos de batata. “As raquetes eram tábuas de bater carne”, conta.

A partir dos 15 anos, ele começou a trabalhar como ajudante geral em um hotel paulistano, no qual auxiliava também na limpeza das quadras de tênis. Em um congresso de empresários espanhóis, fez contato, ganhou a simpatia deles e foi convidado para estudar em Barcelona. Após dois anos de curso para se tornar técnico de tênis na Espanha, ele retornou e homologou a ONG em 1994, ainda com recursos próprios. Atualmente, conta com patrocinadores que lhe proporcionaram divulgar o projeto durante o Gillette Federer Tour.

Bem humorado, Nascimento guiava os participantes que se revezavam durante a clínica, à espera de jogar com os profissionais. “Agora é Tsonga contra Tsonga”, brincou ele, dizendo a frase em voz alta quando o francês trocava golpes com Renan Gargan, 24 anos. O brasileiro, de 1,86 m e 103 kg, é conhecido pelos amigos como “clone” do francês, de 1,88 m e 91 kg.

“Ele é o cara que mais admiro mesmo. Tenho um estilo agressivo como o dele”, disse Gargan, que trabalha como professor de tênis e é voluntário no projeto. Ao final, os “irmãos” fizeram a posição de guarda do boxe para os fotógrafos. Tsonga, 27 anos, é constantemente comparado ao ex-boxeador americano Muhammad Ali, 70.

Aparentando um certo desconforto, o francês comentou com um “é…” quando questionado sobre a semelhança física com Gargan. O tenista, que neste sábado enfrenta Roger Federer na turnê de exibições do suíço em São Paulo, mostrou-se mais satisfeito no contato com as crianças. “É uma motivação para eles”, disse, citando que também tem projetos sociais na França e na África, continente onde seu pai, Didier, nasceu – ele é natural do antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, e emigrou para o país europeu na década de 1970.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

prova

Câmara autoriza a realização de concurso público

Acusado de cometer zoofilia com ovelha e matar casal é condenado a 13 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Foto: AFP

Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado no dia 16

Últimas Notícias

Brasil

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

7,8 mil vagas de mestrado e doutorado gratuitas a docentes

Cotidiano

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

O jurado integra o Conselho de Sentença

Polícia

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Dois homens de 22 e 25 anos foram presos em flagrante

Trânsito

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

MS 465 conhecida como "Estrada do Suez" em Rio Brilhante