Com a participação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, foi realizada na manhã deste sábado uma cerimônia para verificação dos sistemas que serão utilizados na recepção e na totalização dos votos da eleição de domingo. A verificação foi realizada em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

De acordo com o TSE, todos os sistemas estão íntegros e são realmente de autoria da , ou seja, a verificação garantiu que não houve nenhuma interferência externa nesses sistemas e, portanto, estão prontos para as eleições. Esses sistemas foram “blindados” por meio de certificados digitais na ocasião da cerimônia de lacração.

O sistema de recepção recebe os boletins de urnas que contarão os votos e o sistema de totalização faz a contagem dos resultados da votação. As seções eleitorais são abertas para colher os votos dos eleitores a partir das 8h e fecharão às 17h e, a partir do encerramento da votação, serão emitidos os boletins de urna por meio de uma mídia digital que será levada até um ponto de transmissão (cartório eleitoral). Esse boletim chega ao TRE de cada Estado, de onde serão contados os votos pelos sistemas informatizados que foram testados hoje.