Pular para o conteúdo
Geral

TRE recolhe até 180 propagandas irregulares por dia em São Paulo

Desde o dia 22 de agosto, data da primeira operação executada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) em busca de propagandas irregulares, foram apreendidos 969 objetos, entre cavaletes, placas, faixas e bandeiras. De acordo com a base de apoio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras da capital paulista, responsável por auxiliar o TRE, a fiscalização está […]
Arquivo -

Desde o dia 22 de agosto, data da primeira operação executada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) em busca de propagandas irregulares, foram apreendidos 969 objetos, entre cavaletes, placas, faixas e bandeiras. De acordo com a base de apoio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras da capital paulista, responsável por auxiliar o TRE, a fiscalização está sendo feita apenas no centro expandido de e irá se estender para outras regiões conforme a proximidade do período de votação.

Almir Maximo, coordenador dessa base de apoio da prefeitura, afirmou que são apreendidos de 150 a 180 materiais irregulares por dia. Esse material segue para um galpão da própria prefeitura, localizado na região central de São Paulo, onde é armazenado. Caso os partidos ou candidatos queiram recuperar esses objetos devem se apresentar ao TRE e fazer a solicitação. Caso contrário, todo o material vai para um aterro sanitário, já que o custo para fazer a reciclagem é muito alto.

“Existem candidatos que querem pegar a placa de volta, mas cabe ao juiz avaliar se devolve ou não”, afirmou Almir. De segunda a sexta-feira, uma equipe com carros da prefeitura, uma viatura da Guarda Civil Metropolitana e um oficial de justiça sai pelas ruas da cidade apreendendo material.

“Independente de estar irregular ou não, existem bastante placas nas ruas. Cabe ao oficial de justiça avaliar a irregularidade, pois cada um tem um entendimento. A prefeitura não se envolve nessa decisão de tirar ou não as placas. A prefeitura cede o caminhão, a equipe de apoio e o galpão de armazenamento e o material fica aqui até 60 dias”, explicou Almir.

Reportagem acompanha um dia de operação
A reportagem do Terra acompanhou um dia de operação. Na última quarta-feira, a equipe percorreu a zona Norte da capital e em apenas um dia apreendeu 116 objetos irregulares. Logo no início da operação, na Avenida Tiradentes, placas do candidato a vereador Cláudio Fonseca (PPS) foram retiradas do canteiro central por estarem em cima do .

O próprio candidato apareceu e questionou a equipe da prefeitura. “Vocês são autoritários. Meu material não estava irregular”, disse Fonseca. Em resposta, a equipe afirmou que o assunto deveria ser tratado com o oficial de justiça. O candidato então não teve como questionar o oficial e o material foi apreendido.

“Por enquanto nunca teve nenhuma confusão. Em 2010 acontecia bastante. Temos que entender que está mexendo no bolso do político e muitas vezes o político paga o funcionário para colocar no local, no lugar certo, mas muitas vezes ele pega o dinheiro dele e deixa onde acha que deve”, argumentou Almir. Ao longo da operação, o material recolhido é catalogado pela equipe, que faz um relatório contendo o número de materiais recolhidos, nome e número do candidato e repassa o documento ao TER, depois de revisado pela coordenação.
 
A ideia é que com a proximidade das eleições, cada um dos 56 cartórios cuide de sua própria região e, com o apoio das subprefeituras, recolha o material irregular.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina