A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou nesta segunda-feira (16) que os confrontos entre integrantes das Forças Armadas do Afeganistão e o talibã não alterararão o calendário para a retirada das tropas do país. A previsão é que os militares estrangeiros deixem o país até o fim de 2014.

Desde ontem (15) até as primeiras horas de hoje, pelo menos 47 pessoas morreram, das quais 36 combatentes talibãs. “Os ataques foram planejados e coordenados, mas não causaram vítimas em massa e temos de agradecer às forças afegãs por isso”, disse a porta-voz da Otan, Oana Lungescu.

Ela explicou que os ataques ocorridos ontem e hoje não alterarão o calendário nem o plano de transição, elaborado pela Otan, para o Afeganistão. Pelo plano, a transferência do controle da segurança no país para as Forças Armadas ocorrerá até o fim de 2014, assim como a retirada das forças internacionais.

O comandante da área de segurança da Otan no Afeganistão, o general John Allen, também elogiou a atuação das forças afegãs. “Estou extremamente orgulhoso pela forma rápida como as forças de segurança responderam aos ataques em Cabul. Estiveram imediatamente no local, bem dirigidos e bem coordenados, ajudaram a proteger os cidadãos e mantiveram os insurgentes controlados”, acrescentou.

De acordo com relatos, os talibãs lançaram ontem seis ataques simultâneos – três deles em Cabul, a capital do Afeganistão. Esses ataques foram chamados pelos talibãs de início da ofensiva da primavera.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa