Geral

Tetila alerta para risco de o Pantanal virar um deserto

Membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) destacou a preocupação com o processo de desertificação do Pantanal. Especialista e Mestre em Geografia Física, ele afirmou que o Pantanal sofre problemas seríssimos, entre eles o do assoreamento que, segundo projeções, pode tornar a reserva da biosfera, reconhecida pela […]

Arquivo Publicado em 25/08/2012, às 16h20

None

Membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) destacou a preocupação com o processo de desertificação do Pantanal.


Especialista e Mestre em Geografia Física, ele afirmou que o Pantanal sofre problemas seríssimos, entre eles o do assoreamento que, segundo projeções, pode tornar a reserva da biosfera, reconhecida pela Unesco, em “um grande areião”.


Tetila explica que o processo teve início com o desmatamento do entorno do Pantanal, para a criação de fazendas. “O desmatamento diminuiu, mas não acabou. Em apenas seis anos, 400 km² do Pantanal foram devastados”, disse.


Por conta do desmatamento das matas ciliares, que absorvem o impacto das chuvas, milhões de toneladas de areia se deslocam do entorno do Pantanal para o leito dos rios.


O parlamentar afirmou que todos os rios do Pantanal estão sofrendo o processo de assoreamento. O caso mais grave é o do Rio Taquari.

Jornal Midiamax