Tesouro Nacional fará aporte de até R$45 bi no BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) receberá um aporte gradual de até 45 bilhões de reais do Tesouro Nacional, conforme suas necessidades, informou nesta terça-feira a Secretaria Executiva do Ministério de Fazenda. O banco de fomento será um veículo importante dentro da política do governo de estímulo à indústria local. Como parte […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) receberá um aporte gradual de até 45 bilhões de reais do Tesouro Nacional, conforme suas necessidades, informou nesta terça-feira a Secretaria Executiva do Ministério de Fazenda.
O banco de fomento será um veículo importante dentro da política do governo de estímulo à indústria local.
Como parte das medidas anunciadas nesta terça-feira no programa Brasil Maior para incentivar a produção nacional e acelerar a economia, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do BNDES, terá um valor adicional de 6,5 bilhões de reais.
Pelas novas condições do programa, no caso do financiamento à produção local de ônibus e caminhões a taxa de juro fixa cairá de 10 para 7,7 por cento, e o prazo total estendido de até 96 meses para 120 meses. Além disso, a participação máxima do BNDES no investimento foi elevada, podendo chegar a 100 por cento em alguns casos.
Para bens de capital, a taxa de juro fixa para grandes companhias passou de 8,7 para 7,3 por cento ao ano, e de 6,5 para 5,5 por cento no caso da micro, pequena e média empresa. O prazo do financiamento continua em 120 meses.
Na exportação, a linha pré-embarque teve seus juros mantidos em 9 por cento para as grandes empresas e em 7 por cento para as menores, mas a participação do BNDES poderá agora chegar a 100 por cento do valor a ser investido, sendo que antes era de até 90 por cento. O prazo para pagamento, nesse caso, sobe de 24 para até 36 meses.
Os investimentos em inovação terão empréstimo do BNDES ao juro de 4 por cento ao ano. As taxas antes eram de 4 a 7 por cento. A linha Proengenharia terá redução do juro de 7 para 6,5 por cento. Em ambos os casos, o prazo de pagamento subiu de 36 para 48 meses.
O BNDES está criando, ainda, o subprograma PSI Projetos Transformadores, com valor disponível de 8 bilhões de reais. A taxa de juro é de 5 por cento ao ano, com prazo total de até 144 meses e carência de até 48 meses.
“Essa linha financiará novos projetos de investimento destinados à constituição de capacidade tecnológica e produtiva em setores de alta intensidade de conhecimento e engenharia relativos a bens não produzidos no país”, informou o governo em apresentação.
O programa Revitaliza -voltado a setores como têxtil, produtos de madeira e cerâmicos- terá 4,7 bilhões de reais disponíveis. A taxa de juro foi mantida em 9 por cento e o prazo ampliado para até 24 meses.
O Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda (Progeren) do BNDES está sendo elevado em 10 bilhões de reais, para um total de 15 bilhões de reais disponíveis. O juro caiu de até 13 por cento para até 11,5 por cento ao ano -e agora são elegíveis grandes empresas com receita bruta acima de 300 milhões de reais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.