Termina nesta sexta prazo para encerramento de financiamento estudantil
Os estudantes que pediram, até o último dia 15 de novembro, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), o encerramento antecipado do contrato de crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm prazo até a próxima sexta-feira (30) para comparecer ao seu agente financeiro – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil – para assinar o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os estudantes que pediram, até o último dia 15 de novembro, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), o encerramento antecipado do contrato de crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm prazo até a próxima sexta-feira (30) para comparecer ao seu agente financeiro – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil – para assinar o pedido. Caso o prazo não seja cumprido, a solicitação será cancelada.
Estabelecido pela Resolução nº 7/2012 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de novembro, o prazo para assinar o pedido do encerramento no banco até dia 30 é excepcional para este mês. O prazo usual para ir ao agente financeiro é de cinco dias, a contar do terceiro dia útil a partir da data da confirmação do pedido de encerramento no SisFies.
O aluno que não assinar o documento no agente financeiro até a data limite terá que esperar até janeiro para fazer novo pedido, pois a solicitação não pode ser feita em junho e dezembro.
Para pedir o encerramento antecipado do financiamento do Fies, o estudante deve entrar no módulo respectivo no SisFies, até o 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro, e escolher uma das quatro opções disponíveis, que vão desde a liquidação imediata do saldo devedor até a permanência nas respectivas fases do financiamento, na forma originalmente contratadas.
Após fazer a solicitação e receber a confirmação do pedido no sistema, o aluno precisa procurar o agente financeiro para assinar a solicitação. Será necessária a assinatura do fiador, caso o estudante tenha optado pela fiança convencional ou fiança solidária.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação que estejam regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo ministério. São considerados cursos de graduação com avaliação positiva, aqueles que obtiverem conceito maior ou igual a três no Sisitema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Fies poderá, na forma do regulamento, ser oferecido a alunos da educação profissional técnica de nível médio, bem como aos estudantes matriculados em programas de mestrado e doutorado com avaliação positiva, desde que haja disponibilidade de recursos, observada a prioridade no atendimento aos alunos dos cursos de graduação.
O financiamento é operacionalizado pelo FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, para garantir maior comodidade e facilidade dos participantes, assim como a confiabilidade de todo o processo.
Em 2010, os juros do Fies caíram para 3,4% ao ano. E, além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. Desde a mudança, foram firmados mais de 535 mil contratos de financiamento estudantil.
Em 2010, 75,9 mil contratos foram firmados; em 2011 esse número saltou para 153,9 mil; já neste ano foram formalizados 305,8 mil contratos.
O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas alunos com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento.
Acesse o site pra fazer sua inscrição.
SisFies
No primeiro acesso, o estudante informará o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha, que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, será enviada para o aluno uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Julgamento de prefeito do PSDB e ex-diretor do HRMS por desvios de R$ 20 milhões é adiado pela 3ª vez
Falta de energia em SC impossibilitou participação de um dos réus, que está preso
Campanha que renegocia dívidas com empresas começa nesta segunda em MS
Ao todo, mais de 1,3 mil consumidores foram convidados a regularizar seus débitos
Inconstitucional: Justiça derruba lei que alterava regras de inspeção sanitária em Campo Grande
Câmara e município travaram disputa judicial por alterações nas regras
Frente fria favorece mais chuvas em Mato Grosso do Sul nesta semana
Passagem de sistemas meteorológicos do sul do país auxilia na instabilidade em estados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.