Pular para o conteúdo
Geral

TCU recomenda bloqueio de recursos para 22 obras no Orçamento 2013

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou hoje (30) relatório em que recomenda o bloqueio de recursos para 22 obras no Orçamento de 2013 e a sua paralisação. Foram encontradas irregularidades graves em 124 das 200 obras que foram fiscalizadas no programa Fiscobras. Das que tiveram irregularidades graves, 84 são obras do Programa de […]
Arquivo -

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou hoje (30) relatório em que recomenda o bloqueio de recursos para 22 obras no Orçamento de 2013 e a sua paralisação. Foram encontradas irregularidades graves em 124 das 200 obras que foram fiscalizadas no programa Fiscobras. Das que tiveram irregularidades graves, 84 são obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fiscobras é o plano de fiscalização anual que engloba um conjunto de ações do TCU com objetivo de verificar o processo de execução de obras públicas financiadas total ou parcialmente com recursos da União. O relatório da Fiscobras 2012 vai ser enviado ao Congresso Nacional. As informações vão ser base para Comissão Mista de Orçamento (CMO) na distribuição de recursos orçamentários para 2013

Das 22 obras com recomendação de paralisação e bloqueio de recursos, 15 são do PAC. Ao todo, 15 obras já tinham recebido esta recomendação e não regularizaram sua situação. Entre elas estão obras de esgotamento sanitário em Pilar (AL); o controle de enchentes do Rio Poty, em Teresina (PI) e a conclusão das obras do Complexo Viário Baquirivu, em Guarulhos (SP).

Dentre as obras que tiveram a primeira recomendação de suspensão de orçamento no relatório de 2012, quatro são para a construção de terminais portuários fluviais no Amazonas. Este foi o estado com maior incidência de indícios de irregularidades. Foram 23 ao todo.

Amapá, Sergipe, Distrito Federal e Santa Catarina foram os locais com apenas uma incidência de indício de irregularidade. Apenas nove obras não tiveram ressalvas quanto a irregularidades.

Somadas, as 200 obras fiscalizadas tem R$ 38 bilhões em dotações orçamentárias. Os critérios para seleção das obras incluem a regionalização dos gastos, valores autorizados para o empreendimento, o histórico de irregularidades pendentes entre outros.

O setor com maior número de fiscalizações foi transportes, com 100 obras auditadas, entre elas, 24 portos e 13 aeroportos. Energia foi o segundo, com 30 obras fiscalizadas, entre elas, 16 obras de transmissão ou distribuição de energia elétrica. Em seguida veio educação, que teve 20 obras fiscalizadas pelo Fiscobras 2012.

As irregularidades mais encontradas pelo Fiscobrs 2012 foram projeto básico/executivo deficiente e sobrepreço/superfaturamento. De acordo com o TCU, as irregularidades apontam ainda falhas na fiscalização e restrições ao caráter competitivo das licitações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

Últimas Notícias

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira

Política

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Pix aumentou a competitividade da economia nacional, avalia o parlamentar