Pular para o conteúdo
Geral

TCE/MS e TCU apertam o cerco em busca da qualidade do ensino médio

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), vai promover, a partir de 2013, auditoria coordenada em todos os órgãos jurisdicionados com o propósito de avaliar os fatores que afetam a qualidade do ensino médio no Estado. De acordo com a […]
Arquivo -

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), vai promover, a partir de 2013, auditoria coordenada em todos os órgãos jurisdicionados com o propósito de avaliar os fatores que afetam a qualidade do ensino médio no Estado.

De acordo com a conselheira Marisa Serrano a auditoria será realizada pelo TCU em parceria com os Tribunais de Contas Estaduais e terá a finalidade de identificar os principais problemas que afetam o Ensino Médio no Brasil e suas causas, em especial as relativas a diretrizes e práticas pedagógicas, infraestrutura, recursos humanos, orçamento e gestão do ensino. “A análise dos problemas que cercam o Ensino Médio permitirá ao TCU e aos TCE’s envolvidos na auditoria formularem recomendações para que as causas fundamentais sejam enfrentadas”, informa.

Para esclarecer o assunto, a conselheira reuniu na última quarta-feira (07/11) sua equipe de gabinete; técnicos da 6ª Inspetoria de Controle Externo e da Diretoria Geral de Gestão e Modernização (DGGM/TCE/MS). Ela disse ainda, que a qualidade na aplicação dos recursos federal, estadual e recursos próprios dos municípios será verificada por todas as seis inspetorias existentes e também pela ICAP – Inspetoria de Controle de Atos de Pessoal.

Segundo a conselheira, ao final deste trabalho se terá condições de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação, e propor alterações e adequações, além de punir o mau gestor. “Não podemos comemorar uma nota cinco na educação, ainda estamos longe da melhoria na qualidade do ensino, daí o porquê da importante contribuição que os Tribunais de Contas podem dar através deste trabalho”, enfatizou a conselheira.

Durante a reunião, que contou com a explanação do Diretor Geral de Gestão e Modernização do TCE/MS, Parajara Moraes Alves Junior, ele anunciou que o conselheiro presidente do TCE/MS já determinou a adequação dos sistemas SICOM (Sistema de Controle de Contas Municipais) e SICAP (Sistema Informatizado de Controle de Atos de Pessoal) para o próximo ano, com objetivo de atender as informações necessárias não só para a Auditoria Coordenada, mas também auxiliar os conselheiros nos julgamentos e decisões quando das prestações de contas mais detalhadas.

Também o Diretor da 6ª ICE, Carlos Alberto Corrêa de Souza e a assessora da DGGM, Maria Cecília Amendola da Motta apresentaram alguns resultados de inspeções realizadas em municípios da região do Bolsão, onde foram detectadas várias irregularidades que vão desde a dupla jornada de trabalho de professores concursados e contratados; no transporte escolar; na infraestrutura; merenda escolar, abastecimento da frota e licitações, entre outros.

Marisa Serrano informou que a proposta formulada pelo TCU tem como foco do trabalho, o ensino fornecido pelas escolas estaduais, tais como avaliação dos resultados alcançados pelo Ensino Médio em termos de desempenho em testes de verificação de competências adquiridas pelos estudantes e de taxas de acesso, conclusão e evasão, condições de trabalho, adequação do currículo e das diretrizes e práticas pedagógicas, qualidade da infraestrutura existente, suficiência de recursos orçamentários para fazer frente à oferta e melhoria da educação em nível médio, entre outros aspectos a serem avaliados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Últimas Notícias

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa