A Apple admitiu em sua página de suporte que a câmera do 5 pode causar uma mancha roxa nas imagens. A companhia afirmou que o problema é normal e sugeriu uma solução simples para os usuários escaparem da falha em suas fotos: mover a câmera para o lado. Desde o lançamento do iPhone 5, clientes têm reclamado de uma “invasão roxa” na câmera do aparelho, um anel brilhante roxo que aparece quando a câmera é apontada para um foco de luz mais forte.

“A maioria das câmeras pequenas, incluindo aquelas em cada geração do iPhone, pode apresentar algum tipo de reflexo na borda do quadro ao capturar uma imagem com fontes de luz fora de cena”, publicou a Apple, explicando que o problema acontece quando a fonte de luz está posicionada fora do campo de visão. “Mover ligeiramente a câmera para alterar a posição em que a luz entra ou proteger a lente com a mão deve minimizar ou eliminar o efeito”, sugeriu a companhia como solução.

Sites especializados de tecnologia afirmam que o efeito já era visível na câmera do iPhone 4S, mas que o problema está muito mais pronunciado no iPhone 5. Fotos com o problema vinham sendo postadas no Twitter e em fóruns de há duas semanas. Os usuários tinham a esperança de que a Apple apresentasse uma solução para a falha.