Pular para o conteúdo
Geral

Sojicultores de MS entram na etapa final do plantio da soja

Sonora, Coxim, Nova Alvorada do Sul, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Bandeirantes, Costa Rica e Chapadão do Sul. Essas foram as oito cidades visitadas pelos técnicos da Aprosoja/MS a fim de verificarem com anda o processo de plantio da soja na região centro/norte de Mato Grosso do Sul. Tais municípios cultivam aproximadamente 825 mil hectares […]
Arquivo -

Sonora, Coxim, Nova Alvorada do Sul, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Bandeirantes, Costa Rica e Chapadão do Sul. Essas foram as oito cidades visitadas pelos técnicos da Aprosoja/MS a fim de verificarem com anda o processo de plantio da soja na região centro/norte de Mato Grosso do Sul. Tais municípios cultivam aproximadamente 825 mil hectares da oleaginosa e estão com mais de 40% do território já produzidos. Bandeirantes, Costa Rica e Chapadão do Sul apresentam mais da metade da área cultivada.

O levantamento feito pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Secretaria Estadual de Produção e Turismo – Seprotur e com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS – Fundems, abrangeu também doze cidade que integram o cone sul de MS, das quais Rio Brilhante e Maracaju foram destaque devido à grande evolução, em relação ao ultimo levantamento realizado na semana anterior, apontando 35% e 42% de aumento no total da área de plantio, respectivamente.

Outros índices que também foram identificados pelos técnicos mostram , Caarapó, Douradina, Naviraí e Ponta Porã variando entre 60% e 75% de cultivo; , Bandeirantes, Costa Rica, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia, entre 40% e 59%; e Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora, de 20% a 30% de área confirmada. “Este menor percentual plantado nos municípios de Coxim e Sonora se dá devido à pluviosidade ter sido em menor quantidade se comparado à outros locais visitados, onde entre os dias 15 a 19 de outubro a quantidade da chuva variou entre 30 a 80 milímetros”, explica Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja/MS.

Almir finaliza dizendo que “o plantio da soja vem evoluindo com a incidência das chuvas, fator limitante na tomada de decisões para os agricultores, uma vez que sem a umidade ideal no solo, as sementes não têm condições de germinação”.

Breve histórico

A produção de soja em Mato Grosso do Sul evoluiu 876% nos últimos 30 anos. De 472 mil toneladas do grão na safra de 1977/1978 a última safra contabilizou 4,6 milhões de toneladas. A área plantada partiu de 494 mil hectares, no final na década de 70 para 1,8 milhão de hectares e deve aumentar em 14% na safra de 2012/2013, chegando a 2,1 milhões de hectares. O aumento se dará principalmente sobre áreas de pastagens degradadas.

O projeto – O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina