Diversificação de culturas, redução de riscos, melhora na ciclagem de nutrientes do solo, maior produtividade por área, ajuda no controle de pragas e agregação de valores. Estes são os principais benefícios que os produtores alcançam ao implantar o manejo do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

Para facilitar a implantação e melhorar a qualidade produtiva sul-mato-grossense, a Fundação MS realiza a 17ª edição do Showtec, que acontece em Maracaju do dia 23 a 25 de janeiro. O lançamento oficial do evento será no dia 5 de dezembro, no auditório da Famasul, em Campo Grande, a partir das 9 horas.

“Além de contribuir financeiramente, o sistema de integração colabora com o meio ambiente, uma vez que libera mais matéria orgânica para o solo e por diminuir o aquecimento global, uma vez que contém mais carbono”, explica Renato Roscoe, diretor executivo da Fundação MS.

Maracaju foi o berço desta prática que abrange aproximadamente 80% das lavouras da região e que utilizam o consórcio de milho safrinha com forrageira, segundo estatísticas da entidade. Os números mostram ainda que mais de 10 mil hectares em todo Estado já têm o sistema integrado com florestas implantado, e esta área vem crescendo, estimulada pelo bom momento florestal que Mato Grosso do Sul atravessa.

Alex Melotto, pesquisador de sistemas integrados da Fundação MS, aponta que a lavoura-pecuária ainda é o mais comum, seguido pelo lavoura-pecuária-floresta. “Os produtores estão cada vez mais curiosos sobre o funcionamento desta prática. Dessa forma, estamos realizando constantes estudos buscando qual o melhor método para cada região de MS”, assinala. O pesquisador finaliza com um depoimento pontual: “quem adota essas práticas, não volta atrás”.

“Assim como em qualquer atividade, o maior desafio é a gestão, pois a partir do momento em que novas atividades são inseridas, é necessário ter conhecimento sobre as mesmas. O agricultor deve aprender a lidar com pecuária e vice-versa”, lembra Roscoe.

Na oportunidade, será realizada uma mostra dinâmica com os sistemas já implantados com o consórcio de milho safrinha com forrageira, além de outros ensaios sobre: diferenças nos espaçamentos do milho, diferenças na arquitetura do milho, diferenças de capim e em sua densidade, entre outros.

Showtec 2013

É um evento voltado para empreendedores e produtores rurais. Em 2012, 12 mil pessoas estiveram em Maracaju para conhecer as novas tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil. Estiveram presentes produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Showtec 2013 é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul.