A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) fará testes de HIV no segundo piso do Centro Comercial Popular Marcelo Barbosa da Fonseca nesta sexta-feira (13), no horário das 9h às 17h. Será oferecido o teste rápido e gratuito para todas as pessoas interessadas que forem ao estande da prefeitura que será montado no local. Também serão distribuídos preservativos e materiais informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

A ação faz parte da terceira etapa da campanha de prevenção da Aids, desenvolvida pelo Programa Municipal de DST/Aids no período que antecede o carnaval, durante e logo após os dias de folia. Neste ano, a campanha pré-carnavalesca incentivou as pessoas a retirarem o preservativo nas unidades de saúde. Durante a folia, profissionais da Sesau distribuíram cerca de 300 mil preservativos nos locais com maior concentração de foliões. Já o programa pós-carnaval objetiva conscientizar as pessoas que não usaram a camisinha a fazer o teste de HIV. Por isto, foi criado o slogan “Se você deu bobeira neste carnaval, faça o teste de HIV”.

O exame deverá ser feito pelo menos trinta dias após a relação desprotegida. Uma equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) será responsável por fazer o teste rápido no Camelódromo, que requer apenas um pequeno furo no dedo. O resultado sai em quinze minutos, sendo que o procedimento é acompanhado de um aconselhamento antes do exame e na entrega do resultado.

Agentes comunitários de saúde vão distribuir dois mil convites, chamando a população para ir ao Camelódromo no dia treze de abril. Em cada convite, a Sesau colou um preservativo. De acordo com os técnicos, é uma forma de incentivar as pessoas a não jogarem fora o material informativo que foi preparado. A localização e o fácil acesso foram os aspectos levados em conta para a escolha do Camelódromo para sediar a campanha.

O projeto da Secretaria Municipal de Saúde conta com a parceria da Associação de Vendedores Ambulantes. Quem não puder ir ao camelódromo nesta sexta-feira, pode fazer o teste gratuito de HIV em qualquer unidade básica de saúde ou no CTA.