Pular para o conteúdo
Geral

Sesau promove encontro para a formação do Colegiado de Tuberculose e Hanseníase

O debate para a criação do colegiado sobre a tuberculose e a hanseníase será realizado nesta segunda-feira (17), a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A meta do evento é ampliar a atuação do grupo de trabalho já existente na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – a Gerência Técnica de Tuberculose […]
Arquivo -

O debate para a criação do colegiado sobre a tuberculose e a hanseníase será realizado nesta segunda-feira (17), a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A meta do evento é ampliar a atuação do grupo de trabalho já existente na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – a Gerência Técnica de Tuberculose e Hanseníase- com o convite para a adesão de outros serviços envolvidos no controle e prevenção das duas doenças.

O secretário municipal de saúde, , assinala a importância da constituição do colegiado: “é um espaço de negociação, articulação, decisão, planejamento, coordenação e execução de ações conjuntas a partir da definição de prioridades e da pactuação de soluções, configurando-se como estratégia para o fortalecimento do trabalho em redes”.

Na opinião da Gerente Técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau, Andréia Silva, esse movimento de criação do colegiado chega no momento certo para “melhorar a assistência aos dois agravos que ainda apresentam uma incidência significativa na população, que são a tuberculose e a hanseníase”. Dados epidemiológicos – A tuberculose é um problema prioritário de saúde no , e juntamente com outros 21 países em desenvolvimento soma 80% dos casos mundiais da doença. Estima-se que cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, podendo desenvolver a enfermidade. Aproximadamente 111 mil novos casos são registrados anualmente no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).

O número crescente de casos e os problemas relacionados ao controle global da Tuberculose são favorecidos pela pobreza, por recursos insuficientes no âmbito da saúde pública, pela epidemia da AIDS, pela multirresistência às drogas, além do envelhecimento populacional e dos grandes movimentos migratórios. Em 2011, o Estado de Mato Grosso do Sul apresentou uma taxa de incidência da doença de 36,6/ 100.000 habitantes, que se configura como a décima oitava do país. se destaca como a oitava capital em número de casos novos de tuberculose, com uma taxa de incidência de 35,03/ 100.000 habitantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

Comarca de Água Clara abre inscrições para processo seletivo de estágio em Direito

Grêmio e Sport empatam no fechamento da 10ª rodada do BR Feminino

Duplo feminicídio: ex-moradora de MS e tia são mortas por homem que não aceitava fim de relacionamento

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

Santos só empata com Ceará no Allianz Parque e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão

Últimas Notícias

Mundo

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Segundo informações da Casa Branca publicadas nesta segunda-feira

Polícia

Três são presos com 9 mil maços de cigarros na BR-267

s dois foram presos e levados à Polícia Federal em Dourados

Brasil

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

Inep também disponibilizou os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2024

Polícia

Familiares continuam nas buscas pelo seu Heitor que desapareceu em Ribas do Rio Pardo

Foi até a um assentamento que fica nas proximidades da empresa Suzano em Ribas