A luta pela redução dos acidentes no trânsito ganha reforço com a participação dos agentes comunitários de saúde que serão treinados para agir em intervenções de educação para o trânsito e prevenção de acidentes. A ação foi viabilizada com o Termo de Cooperação Mútua para a execução do Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito e Segurança Viária na Educação Familiar, assinado nesta quarta-feira (19.09) no auditório do Departamento Estadual de Trânsito pelo secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina Martins e pelo diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique Santos Pereira. A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2012.

Com o convênio, a ideia é estimular os agentes comunitários de saúde a repassarem informações e orientações de prevenção de acidentes de trânsito e segurança viária em suas visitas às famílias, sendo multiplicadores de informações nas questões de segurança no trânsito. O treinamento inicia neste mês e irá se estender até janeiro de 2013. Serão treinados 1.372 agentes, divididos em 24 turmas.

“O programa prevê ações na Semana do Trânsito e pesquisas junto aos usuários na busca de dados para orientar campanhas e intervenções de educação para o trânsito e prevenção de acidentes”, informa o secretário de Saúde, Leandro Mazina. De acordo com a supervisora do Serviço de gestão da estratégia de saúde da família e Agentes Comunitários de Saúde da Sesau, Elizete Barros, serão aplicados também questionários que têm como objetivo desenvolver estudos sobre os fatores sociais que envolvem as vítimas de acidentes de trânsito e buscar dados para orientação de campanhas e intervenções de educação para o trânsito.

A partir do convênio, a intenção é realizar uma série de ações educativas executadas em conjunto – Sesau e Detran-MS, com o apoio da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) nos domicílios e em pontos estratégicos da cidade, entre eles no entorno das Upas (Unidades de Pronto Atendimento de Saúde). O compromisso assinado entre Sesau e Detran-MS busca também motivar os agentes comunitários na participação de campanhas educativas junto à comunidade e, para isso, serão lançados concursos que buscam premiar os agentes de saúde que promoverem o melhor evento de prevenção de acidentes de trânsito.