Pular para o conteúdo
Geral

Senadores adiam votação de projeto que tipifica crimes cibernéticos

Por falta de entendimento entre a liderança do governo e os demais partidos, os senadores decidiram adiar para a próxima semana de votações em “esforço concentrado” a apreciação do projeto de lei (PLC 35/12) que tipifica os crimes cibernéticos. A proposta foi aprovada na manhã dessa quarta-feira pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e […]
Arquivo -

Por falta de entendimento entre a liderança do governo e os demais partidos, os senadores decidiram adiar para a próxima semana de votações em “esforço concentrado” a apreciação do projeto de lei (PLC 35/12) que tipifica os crimes cibernéticos.

A proposta foi aprovada na manhã dessa quarta-feira pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e por acordo no colegiado, os parlamentares decidiram levar a proposição para votação no plenário. O PL foi relatado na Comissão pelo líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM), que dava como certa a aprovação do texto ainda hoje.

Durante a sessão plenária, no entanto, diversos senadores e líderes manifestaram-se contrários à aprovação da proposta. A principal crítica foi a de que a Casa já tem uma comissão especial que analisa um anteprojeto para modificar o Código Penal e que também estuda a criminalização dos crimes virtuais.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi o primeiro a se manifestar contrário à proposta, que considerou “extravagante”. “Se o Senado votar essa matéria agora, eu pergunto aos demais senadores, o que nós estamos fazendo lá na Comissão Especial?”, indagou. “Essa lei está na contramão, na contracorrente de todo o esforço que está sendo feito pela Casa de reforma do Código Penal”.

O projeto institui a pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, a quem invadir dispositivo informático alheio (como celulares, desktops, laptops, tablets e caixas eletrônicos), conectado ou não à internet, mediante violação dos mecanismos de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do dono do computador ou do dispositivo.

O PL também prevê o aumento da pena caso a invasão tenha resultado em prejuízo econômico; se forem obtidos e divulgados dados reservados ou sigilosos obtidos indevidamente; e se o crime for praticado contra autoridade pública.

O senador Pedro Taques (PDT-MT), que integra a comissão especial do Código Penal, defendeu que não se pode fazer uma “legislação de emergência” e que é preciso analisar a legislação como um todo para que haja “proporcionalidade” entre as penas previstas.

Em uma última defesa da proposta, Eduardo Braga afirmou que “existe uma demanda da sociedade” pela tipificação dos crimes cibernéticos e que a aprovação do texto não impede “que a Comissão Especial possa evoluir, sistematizar e avançar” na discussão da nova legislação penal.

Diante do impasse, Renan Calheiros (PMDB-AL) sugeriu a retirada do projeto de pauta para que houvesse maior tempo para debate. A ideia foi acatada por todos os líderes partidários. A proposição pode ser apreciada entre os dias 11 e 13 de setembro, quando os senadores interromperão novamente o recesso branco por causa das eleições e realizam “esforço concentrado” para apreciar diversas matérias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos