Geral

Senado: CCJ aprova projeto que abate tempo de pena de condenados

O plenário do Senado deve votar, a partir da próxima semana, um projeto de lei que pode ajudar a diminuir a sobrecarga no sistema prisional brasileiro. A proposta, aprovada nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa, prevê alterações no Código de Processo Penal para que o tempo em que o […]

Arquivo Publicado em 01/11/2012, às 01h15

None

O plenário do Senado deve votar, a partir da próxima semana, um projeto de lei que pode ajudar a diminuir a sobrecarga no sistema prisional brasileiro. A proposta, aprovada nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa, prevê alterações no Código de Processo Penal para que o tempo em que o réu ficou preso antes do julgamento seja abatido da pena na hora da leitura da sentença pelo juiz, em caso de condenação.

Atualmente, o réu precisa fazer essa requisição a um juiz diferente do que deu a sentença. O texto também prevê que o tempo de prisão seja contado para progressão de regime. A expectativa é que a medida contribua para diminuir a superlotação do sistema prisional.

O projeto recebeu o apoio do Ministério da Justiça. Ele é originário da Câmara dos Deputados e não recebeu alterações na comissão. Por isso, se for aprovado também sem alterações no plenário do Senado, seguirá direto para sanção presidencial.

Jornal Midiamax