Pular para o conteúdo
Geral

Senado aprova novas regras para instalação de ZPEs

Sob a presidência do senador Delcídio do Amaral(PT/MS), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 16 de outubro, o relatório do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre o projeto de lei que trata do regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A proposta original é […]
Arquivo -

Sob a presidência do senador Delcídio do Amaral(PT/MS), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 16 de outubro, o relatório do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre o projeto de lei que trata do regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).

A proposta original é de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de ser submetido ao plenário do Senado. A proposta original é de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de ser submetido ao plenário do Senado. “Na medida em que define as regras para o efetivo funcionamento das ZPEs ,o projeto cria instrumentos para que os estados venham a instalá-las em condições mais adequadas à nossa realidade.

As Zonas de Processamento de Exportação representam mais uma alternativa para geração de emprego e qualificação de mão de obra. Em Mato Grosso do Sul nós temos ZPEs previstas para e , regiões que serão diretamente beneficiadas”, comentou Delcídio.

As novas regras para instalação de ZPEs acentuam a tendência de integração com o mercado interno e tornam o modelo mais flexível com a inclusão da prestação de serviços em seu escopo. Com isso, de acordo com Delcídio, os setores de desenvolvimento de software e de prestação de serviços de Tecnologia da Informação terão impulso com a possibilidade de serem desenvolvidos aproveitando os incentivos proporcionados pelas ZPEs.

Entre outras providências, o substitutivo do senador Jorge Viana aumenta de 20% para 40% o percentual da produção de ZPEs em faixa de fronteira e permite a venda dos produtos oriundos dessas regiões no mercado interno. Ele também assegura o abastecimento das áreas de fronteira sem representar concorrência a produtos de outras regiões.

O projeto prevê ainda a redução de 80% para 60% da receita bruta decorrente de exportação das empresas localizadas nas ZPEs. O argumento leva em conta as peculiaridades de cada localidade na instalação desses instrumentos de desenvolvimento econômico e de correção de desequilíbrios regionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

Repúdio: Kemp fala em retrocesso a PEC da blindagem

De rabada a cupim assado, restaurantes de MS competem em concurso nacional de gastronomia

auxílio-aluguel

Está na lista? Emha convoca inscritos em programa habitacional

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, e continuidade da internação será reavaliada ao longo do dia

igreja que padres são livres para casar

Igreja Católica em que padres são livres para casar recebe bispo de fora em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Fiscalização do TCE aponta desafios e avanços em conselhos tutelares de MS

Monitoramento realizado pelo Tribunal de Contas tem objetivo de contribuir com a atuação dos órgãos de proteção à infância em Mato Grosso do Sul

Brasil

Bolsonaro recebe alta hospital após crise de pressão e soluço

Ex-presidente foi internado na última terça-feira com urgência

Trânsito

Veículo tomba às margens da BR-163 em Campo Grande

Até o momento não há informações sobre o que provocou o acidente, ou se há vítimas

Política

Deputados aprovam projetos do Poder Executivo sobre arrecadação de impostos

Agora, projetos serão analisados em segunda votação em outra sessão