A partir de quarta-feira (31), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) estarão acompanhando a atuação de vendedores ambulantes nas imediações dos cemitérios públicos existentes na cidade: Santo Antonio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro). A atuação dos fiscais começa dois dias antes do feriado porque muitas pessoas antecipam a visita. São esperados pelo menos 70 mil visitantes a partir desta quarta-feira até o próximo final de semana.

Na sexta- feira, 2 de novembro, 22 fiscais estarão espalhados nos cemitérios municipais para, além de orientar quem estiver vendendo artigos alusivos ao dia, como velas e flores, impedir que este tipo de comércio atrapalhe a movimentação dos visitantes nestes locais. De acordo com o diretor do Departamento de Controle Urbanístico e Postura da Semadur, Waldiney Costa da Silva, as regras continuam as mesmas de anos anteriores. Os ambulantes devem permanecer a uma distância mínima de 100 metros da entrada principal dos cemitérios.

“Como o movimento nos três cemitérios é grande nesta data, temos que facilitar o acesso e permitir uma visitação tranquila”, argumentou Waldiney. Para atender a demanda serão implantados seis banheiros químicos, sendo quatro no Santo Amaro e outros dois no São Sebastião.

No Cemitério Santo Amaro estão enterrados 37.141 pessoas; no Santo Antonio existem 8.439 sepultados e no São Sebastião outras 25.087. Para facilitar o acesso aos túmulos, a Semadur irá disponibilizar sete computadores para auxiliar os visitantes na localização. Serão três computadores para o Cemitério Santo Amaro, dois para o Santo Antonio e outros dois para o São Sebastião. “Além dos computadores disponibilizados em cada cemitério, a pessoa poderá consultar on-line de qualquer outro local”, informou Waldiney. A informação do local dos jazigos já pode ser obtida site da prefeitura www.capital.ms.gov.br – no rodapé do site, no link “consulta de jazigo”.

Limpeza dos cemitérios

De acordo com o responsável pela empresa contratada para administrar os cemitérios, Milton Taíra, os três cemitérios públicos de Campo Grande já estão em fase final de preparação para receber os visitantes durante o feriado de Finados. Equipes estão nos locais para serviços de limpeza em geral, pintura em todo o meio-fio, poda de árvores e corte da grama. Devido a grande demanda, nos cemitérios Santo Amaro e São Sebastião, a Semadur irá disponibilizar, nos dias 1º e 2, caminhões-pipa para que as pessoas possam realizar a limpeza dos túmulos dos entes queridos.

Serviço: Em dias normais, o horário de visitação é das 7 horas às 17 horas. No Dia de Finados (2.10), os cemitérios serão abertos às 5 horas e funcionarão até o anoitecer.