Pular para o conteúdo
Geral

Sebrae firma acordo com o Instituto de Arquitetos do Brasil

Apoiar micro e pequenas empresas (MPE) de serviços de arquitetura, urbanismo e paisagismo, mapear o setor e promover capacitação e aprimoramento em gestão empresarial e inovação. Essas são as principais iniciativas previstas no Acordo de Cooperação Geral, firmado entre o Sebrae e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O documento foi assinado pelo presidente […]
Arquivo -

Apoiar micro e pequenas empresas (MPE) de serviços de arquitetura, urbanismo e paisagismo, mapear o setor e promover capacitação e aprimoramento em gestão empresarial e inovação. Essas são as principais iniciativas previstas no Acordo de Cooperação Geral, firmado entre o Sebrae e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O documento foi assinado pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, pelo diretor-técnico, Carlos Alberto dos Santos, pelo diretor de Administração e Finanças da instituição, José Claudio dos Santos, e pelo presidente do IAB, Gilson . A colaboração vai durar 36 meses.

No Brasil, segundo dados do IAB, o número de arquitetos já ultrapassa os 100 mil e há cerca de 30 mil escritórios. Mais de sete mil profissionais se formam anualmente nas mais de 200 escolas de arquitetura existentes.

O Sebrae e o IAB querem que as MPE e os empreendedores individuais tenham acesso aos profissionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo.O presidente do Sebrae destacou que a parceria prevê uma série de etapas. “Após identificarmos esses profissionais, vamos trabalhar naquilo que consideramos importante, que é a gestão empresarial”, disse. Ele afirmou que a proximidade do Sebrae com o setor teve início a partir da construção da nova sede da instituição, em . Barretto ressaltou ainda a necessidade de realizar parcerias com outras categorias de profissionais liberais.

Gilson Paranhos, presidente do IAB, elogiou o Sebrae por ter realizado concurso para construção de sua atual sede, inaugurada em setembro de 2010. Ele ressaltou uma recente conquista do setor: a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil. “Trata-se de um sonho de mais de 50 anos. Isso representa uma revolução na nossa arquitetura”, assinalou. Para Gilson, o setor tem muito o que aprender com o Sebrae.

Na visão do diretor Carlos Alberto dos Santos, o papel dos arquitetos se vincula não só à construção civil, mas também a outras áreas, como design e ergonomia. “Essa característica abre um campo enorme de trabalho e de cooperação com o que o Sebrae faz em todo o Brasil”, disse.

Conexão

O diretor José Claudio dos Santos destacou sua participação em um congresso do setor. “Eu questionei por que grandes empreendedores, como os arquitetos, que movimentam em cada projeto centenas de fornecedores, não aproveitam a presença do Sebrae. Esta é uma categoria que estava precisando ter essa conexão com o Sebrae”, afirmou.

Serviço

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Incêndio destrói carro em oficina e mecânico pede ajuda para cobrir prejuízo de R$ 20 mil

Setor de marketing digital cresce 14% ao ano e transforma cenário de negócios global e brasileiro

Supremo Tribunal Militar manifesta apoio à carta do STF sobre ataques dos EUA ao Brasil

Grupo técnico criado para desafogar a Dam terá as atividades prorrogadas por mais 90 dias em Dourados

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Vereador faz trajeto de bicicleta até Aparecida do Norte em agradecimento pela vida do filho

Últimas Notícias

Brasil

Governo Federal lança programa para verificar se aparelho celular tem restrições; Veja como

Consultas podem ser feitas de forma gratuita no aplicativo ou site oficial

Cotidiano

Cartório libera consulta a escrituras e procurações em MS 

Plataforma conta com mais de 95 milhões de atos notariais, agora aberta à população

Emprego e Concurso

Comarca de Itaporã está com inscrições abertas para estágio em Direito

seleção é voltada a acadêmicos interessados em vivenciar a rotina do Poder Judiciário

Polícia

Testemunha contesta polícia e diz que busca por adolescente desaparecida motivou tentativa de assassinato

Testemunha disse que adolescente estava desaparecida desde sexta-feira (11)