Centenas de militantes e partidários da coligação “Para renovar Fortaleza” lotaram o comitê central do candidato Roberto Cláudio (PSB) ainda durante apuração dos votos. Ele chegou cerca de uma hora depois da totalização dos votos, em meio a bandeiras, aplausos e gritos de “Fortaleza tem jeito, Roberto pra prefeito” Roberto Cláudio estava acompanhado da mulher, do governador do Ceará Cid Gomes e do irmão dele Ciro Gomes.

Ele começou o discurso agradecendo os votos durante o primeiro turno. Também agradeceu aos outros oito candidatos, “de um nível muito bom. … vou incorporar propostas e projetos que nos acrescentem”, disse aos militantes. Roberto Cláudio vai procurar os adversários em busca de apoio e não descarta nenhum voto.

O candidato a vice da chapa, Gaudêncio Lucena, disse que agora começa a “guerra” na luta pelo segundo turno e que os trabalhos de campanha serão intensificados nesta reta final. O governador Cid Gomes, principal cabo eleitoral de Roberto Cláudio, afirmou que ele próprio deve conduzir as negociações em busca de alianças com os outros candidatos que disputaram o primeiro turno.

O ex-ministro Ciro Gomes, que também esteve presente, garantiu que a campanha e a propaganda política deve se manter “propositiva” pelas próximas três semanas, mas que “não vai deixar de mostrar os problemas da atual gestão. “O eleitor tem agora dois caminhos: o da continuidade, com o candidato da prefeita – Luizianne Lins (PT) – e o Roberto, que tem uma nova proposta”, concluiu Gomes.