Os reservistas da Marinha, Exército e Força Aérea, que prestaram serviço militar nos últimos cinco anos, devem se apresentar, no período de 09 a 16 de dezembro, para atualizar seus dados junto às Forças Armadas. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (Exar), que é realizado anualmente.

Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, o Exar é obrigatório para todos os Oficiais e Praças da reserva não remunerada das três Forças Armadas, assim como para portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em “situação especial”. Reservistas de 1ª e 2ª categorias também devem se apresentar.

Os de 1ª categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões. Os de 2ª, são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em tiros de guerra. As apresentações anuais obrigatórias no Exar devem estar anotadas no Certificado de Reservista, documento que constitui prova de que o reservista está em dia com suas obrigações militares.

Para aqueles que mudaram de endereço, é possível prestar o Exar 2012 se apresentando em qualquer quartel, junta de serviço militar ou, estando no exterior, por intermédio de uma repartição consular.

A realização do Exar pela internet tem de ser feita através de sites específicos de cada uma das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica. Nesse caso, o período de aplicação do exercício é de 1º de dezembro de 2012 (quando os sistemas estarão disponíveis) a 31 de janeiro de 2013.

De acordo com a Subchefia de Mobilização do Ministério da Defesa, o exercício envolve a atualização de dados pessoais como endereço, telefone, nível de escolaridade, entre outros.