Pular para o conteúdo
Geral

Registradas ocorrências de ferrugem em soja guaxa em MT e em SC

Após o término do vazio sanitário e o início da semeadura de soja para a safra 2012/2013, nas principais regiões produtoras do Brasil, o Consórcio Antiferrugem acaba de registrar as primeiras ocorrências de ferrugem, mas ainda em soja guaxa remanescente da safra anterior. No Estado de Mato Grosso, a fiscalização do Ministério da Agricultura Pecuária […]
Arquivo -

Após o término do vazio sanitário e o início da semeadura de soja para a safra 2012/2013, nas principais regiões produtoras do Brasil, o Consórcio Antiferrugem acaba de registrar as primeiras ocorrências de ferrugem, mas ainda em soja guaxa remanescente da safra anterior.

No Estado de Mato Grosso, a fiscalização do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) registrou ocorrência no município de Alto Araguaia, em soja guaxa em margem de rodovia. No Estado de Santa Catarina, a ocorrência foi no município de São Carlos, também em margem de rodovia.

“Ainda não foi registrada a ocorrência de ferrugem em lavouras comerciais nessa safra, mas a presença de soja guaxa com ferrugem é um alerta importante para os produtores. É um indicativo de que a ferrugem logo poderá estar presente nas lavouras”, explica o pesquisador Rafael Moreira Soares, da Embrapa Soja.

O pesquisador alerta que é muito importante que o produtor intensifique o monitoramento. “A inspeção frequente da lavoura é de suma importância e, caso a doença seja encontrada ainda no estádio vegetativo, a primeira aplicação de fungicida deve ser feita”, observa.

A Embrapa lembra que, apesar do atraso no início das chuvas em algumas regiões, o clima deverá ser favorável à doença nessa safra. Outro fato preocupante foi o aumento do número de autuações decorrentes de presença de soja guaxa durante o período de vazio sanitário, quando essas plantas deveriam ter sido eliminadas.

“A maior presença dessas plantas pode ter contribuído para manter vivo o fungo durante a entressafra e, consequentemente, pode ampliar a pressão da doença na safra atual”, explica Claudine Seixas, pesquisadora da Embrapa Soja.

Saiba mais – A ferrugem da soja é uma doença com alto potencial de dano às lavouras e que requer muita atenção no processo de monitoramento. A primeira constatação da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, em lavouras no Brasil ocorreu em 2001 e rapidamente espalhou-se pelas principais regiões produtoras, em função da eficiente disseminação dos esporos do fungo pelo vento. O principal dano ocasionado por essa doença é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade.

O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação após a constatação dos sintomas iniciais, da resistência/ tolerância e do ciclo da cultivar utilizada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Padrasto suspeito de envenenar jovem em São Bernardo é preso

Artista inglês faz mural em homenagem a Diogo Jota perto do estádio do Liverpool

Novo lar: após viralizar na internet, cão Silveira é adotado por família

vacinação

SC: 11 bebês recebem antídoto contra picada de cobra em vez de vacina em hospital

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Motorista perde controle após ser atingido por outro carro e cai em vala na BR-267 em MS

Últimas Notícias

Política

Pessoas com autismo e Alzheimer podem ser rastreadas em MS

Projeto de lei sugere fornecer dispositivo de rastreamento às famílias de pessoas com deficiência

Brasil

Comissão da Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Texto deve ser votado no plenário da Casa, o que deve ocorre em agosto

Brasil

Moraes manda Brazão esclarecer violação da regra de prisão domiciliar

Defesa do ex-deputado federal tem prazo de 48 horas para prestar esclarecimento

Trânsito

Motociclista é arremessado contra para-brisa de carro após colisão em Porto Murtinho

Vítima foi socorrida com diversas escoriações pelo corpo e encaminhada ao hospital da cidade