O Partido dos Trabalhadores elegeu 12 prefeitos, dois a mais do que na eleição passada, além de 98 vereadores e 11 vice-prefeitos em Mato Grosso do Sul. Contando com aliados, o PT estaria em quase 70% dos municípios, segundo a direção regional do partido.

Em 2008, no primeiro mandato do governador André Puccinelli (PMDB), o PT elegeu 10 prefeitos, 76 vereadores e oito vices. Para o presidente regional da sigla, Marcus Garcia, o crescimento é resultado do trabalho realizado nos municípios e do envolvimento de todas as lideranças na campanha de 2012.

“Começamos um trabalho forte com a base do partido em 2011. Na oportunidade, estimulamos as candidaturas de prefeitos e vereadores. Com os aliados, montamos um quadro político que nos permitiu sair vencedores nos principais colégios eleitorais e na maioria dos municípios. Isso tudo nos credencia a ser a principal força política do Estado para os novos desafios que nos esperam”, destacou Marcus Garcia.

PT em 2013

Em 2013, inicia o mandato de prefeitos do PT em Mundo Novo, Pedro Gomes, Miranda, Rio Verde, Corumbá, Brasilândia, Antônio João, Deodápolis, Eldorado, Caracol, Japorã e Ladário.

Os vices petistas eleitos são das cidades de Coronel Sapucaia, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Mundo Novo, Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, Vicentina, Rio Verde e Laguna Caarapã.

(Com assessoria)