Com a orientação nacional de lançar o maior número de candidatos a prefeito nestas eleições, o PSDB sul-mato-grossense pretende conquistar o comando da maioria dos municípios do Vale do Ivinhema. O partido estuda concorrer a seis das dez prefeituras da região.

Estão na mira dos tucanos as cidades de Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. Nos municípios de Anaurilândia, Angélica, Nova Andradina e Santa Rita do Pardo, a legenda não cogita candidatura própria.

Em Bataguassu, o indicado do partido é o delegado de polícia Pedro Arley Caravina. No município, DEM, PTB, PRTB, PPS e PSB prometem caminhar ao lado dos tucanos na disputa pela sucessão do prefeito João Carlos Lemes (PT).

Na cidade de Batayporã, o escolhido pela sigla foi o empresário Alberto Sãvesso, que concorrerá contra o atual prefeito Edson Peres Ibrahim (PMDB). Para a disputa, o tucano já conta com o apoio do PRP, PMN, PSC e PTB.

No município de Brasilândia, o PSDB trabalha para viabilizar a pré-candidatura de Márcia Amaral para concorrer à sucessão do prefeito Antônio de Pádua Thiago (PMDB). A pré-candidatura da tucana foi lançada no mês passado pelo presidente regional do partido, deputado federal Reinaldo Azambuja.

Enquanto o PMDB de Ivinhema segue indefinido sobre a escolha do pré-candidato do grupo liderado pelo prefeito Renato Câmara (PMDB), a comissão municipal do PSDB tem realizado uma série de reuniões para discutir candidatura própria. Entre os nomes apontados está o do vice-prefeito Vando Correia e dos vereadores Admilson Fotografo e Genilda Piereti.

Já no município de Novo Horizonte do Sul, os tucanos lançaram recentemente a pré-candidatura a prefeita da vereadora Nalva Portela. O próximo passo do PSDB será articular com outras legendas a possibilidade de uma candidatura única para concorrer à sucessão do prefeito Marcilio Álvaro Benedito (PMDB).

Em Taquarussu, o nome escolhido pelo PSDB é o do técnico em contabilidade Roberto Tavares, conhecido como Nem. O pré-candidato afirmou que já conta com o apoio do PMDB, DEM, PTdoB, PSD e PRP para disputa pelo comando da prefeitura. O tucano concorrerá contra o grupo liderado pela prefeita Verônica Ferreira de Lima (PR), que desistiu da reeleição.

Atualmente, o PSDB está à frente de 13 das 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul e cogita lançar aproximadamente 30 pré-candidatos a prefeito nestas eleições.