Pular para o conteúdo
Geral

Proposta de unificação do ICMS é positiva para empresas, avalia economista

A proposta do governo federal sobre a unificação e redução das alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o objetivo de combater a chamada guerra fiscal é bem vista por comerciantes e economistas, porém desagrada o governador André Puccinelli. Pela proposta, as atuais alíquotas cairiam gradualmente em oito anos para […]
Arquivo -

A proposta do governo federal sobre a unificação e redução das alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o objetivo de combater a chamada guerra fiscal é bem vista por comerciantes e economistas, porém desagrada o governador André Puccinelli.

Pela proposta, as atuais alíquotas cairiam gradualmente em oito anos para quatro por cento.

Segundo o economista Ricardo José Senna, a unificação do ICMS para as empresas é positiva, mas para o governo do Estado não, pois representaria perda de ‘respeito’.

“Claro que a tributação é um dos parâmetros de competitividade entre as empresas, mas não o mais concreto, pois também dependem da infra-estrutura, transporte e armazenamento de cada local. Então a unificação do imposto seria positiva para os comerciantes. Lógico que pela sua produção vai sair na frente com essa unificação, mas o Mato Grosso do Sul não ficará para trás. Pelo contrário poderia aumentar a competitividade entre os Estados, acabando com essa ‘guerra fiscal’”, avalia.

Para compensar os Estados perdedores, o governo federal se propõe a criar um fundo de compensação com recursos do orçamento federal, cujos valores serão definidos após o cálculo das perdas a serem ressarcidas.

Sobre este fundo, Senna comenta que é necessário ter cautela. “Todos lembramos da Lei Kandir. A história conta que o fundo pode ficar só na promessa e ‘represar’, não tendo parâmetros concretos. Mas desonerar a produção é válida”. 

Governo do Estado

Além da unificação da alíquota interestadual, o ministro da Fazenda Guido Mantega propôs aos governadores a formação de um fundo de compensação para os Estados perdedores e de um fundo de desenvolvimento regional, destinado, segundo informaram os governadores, a assegurar benefícios tributários assumidos pelos Estados.

Conforme Puccinelli, todo ano pode ser inserido no orçamento parte do ressarcimento do governo federal aos estados, contudo a proposta desqualifica este item. “Eles querem nos ressarcir zero, mas que diabo de ressarcir zero? Se eu exportar todo milho, toda soja e toda carne eu não tenho ICMS nenhum.”, reclama.

Ele explica que Mato Grosso do Sul aliado a 21 estados, já apresentou uma proposta. “Para simplificar, os estados pobres compram os produtos dos estados ricos e pagam a alíquota de sete, então um produto do SP vem pro MS para oportunizar. Então quando SP vende, o Estado que compra tem direito de cobrar cinco… pros estados poderem ter um dinheirinho.”

(Colaboraram Eduardo Coutinho e Wendell Reis)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos