Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec inia nesta semana

Nesta semana inicia em todo Estado de Mato Grosso do Sul, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. O programa começou no dia 18 de setembro e oferece vários cursos nas áreas de capacitação rural. Só em 2012 serão capacitados 240 jovens em MS.

O Pronatec é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS em parceria com o Ministério da Educação – MEC, e tem como objetivo ensinar gratuitamente, uma profissão aos jovens de comunidades rurais, sindicatos e estudantes da rede pública de ensino.

“Pretendemos oferecer uma oportunidade de capacitação para os jovens do meio rural, de modo que eles permaneçam no campo devolvendo à sua comunidade e contribuindo com conhecimentos técnicos.”, explica Leila Maciel, coordenadora do curso e consultora da área pedagógica do Senar/MS.

Segundo ela, iniciativas como estas, possibilitam aos participantes, contato mais fácil com o mercado de trabalho, garantindo a qualidade de vida e gerando renda. Por enquanto, o programa atende turmas nos municípios de Ponta Porã, Maracaju, Terenos e Jaraguari, oferecendo cursos nas áreas de Bovinocultor de Leite, Bovinocultor de Corte e Operador de Implementos, e Máquinas Agrícolas.

As turmas para 2012 já estão fechadas, mas os alunos que se interessarem em participar dos cursos de 2013 podem procurar a direção de suas escolas. Para se inscrever, o aluno deve cursar o ensino médio na rede pública, ter no mínimo 15 anos, e autorização dos pais ou responsável. As aulas tem carga horária de 160 horas divididas em teoria e prática.

Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. Para mais informações acesse: www.senarms.org.br.