O Comitê PROLER – Campo Grande e a Associação Profissional de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul lançaram a programação completa e abriram o período de inscrições para o 13º Encontro do PROLER – Memória, Atuação e Projeção.

O evento, que acontece de 25 a 28 de setembro no Memorial da Cultura e no Centro Cultural José Octávio Guizzo, conta com o apoio da Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul. A programação conta com oficinas, mesas de discussão, lançamento de livros e apresentações culturais.

O 13º Encontro do PROLER é aberto ao público em geral e possibilita a criação de novas e importantes ferramentas de trabalho e estudo para acadêmicos de cursos de licenciatura, professores, bibliotecários, contadores de histórias e gestores públicos desenvolverem práticas de incentivo à leitura.

As oficinas oferecidas apresentam uma variedade de temas que contemplam toda a diversidade dos estudos da linguagem e da literatura. Em diversos espaços a gramática, a literatura, os gêneros textuais, os novos suportes tecnológicos de leitura, o ensino de literatura para o ensino médio e também a literatura infanto-juvenil estarão em destaque.

Segundo a coordenadora do Comitê PROLER – Campo Grande, Neusa Arashiro, o objetivo maior do encontro é fortalecer as ações de incentivo à leitura, identificar iniciativas das entidades parceiras e contribuir para o aprofundamento de reflexões sobre os projetos de incentivo à leitura em andamento.

“Ao realizar este 13º Encontro, o Comitê marca a trajetória de voluntários compromissados em promover ações de estímulo e valorização social do ato de ler. Celebra também os 20 anos de atuação do PROLER Nacional e a construção de um Estado e de um país com mais leitores”, explica Arashiro.

O Comitê PROLER atua ha 15 anos no Estado com o objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita na construção da cidadania. É constituído por voluntários como professores universitários, bibliotecários, instituições públicas e privadas. Em Mato Grosso do Sul também existem Comitês do PROLER nos municípios de Dourados, Costa Rica e Paranaíba.

O 13º Encontro do PROLER tem o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria Estadual de Educação (SED), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Conselho Municipal de Educação (CME), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNCME), Instituto Superior da FUNLEC (IESF) e da Editora Alvorada.

Serviço: As inscrições para o 13º Encontro do PROLER devem ser feitas na Biblioteca Pública Dr.Isaias Paim, localizada no 2º andar do Memorial da Cultura, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (Antigo Fórum). O horário de atendimento é das 8h às 17h30. O investimento é de R$ 10.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, que também recebe a programação do Proler, fica na Rua 26 de Agosto, 453, entre a 14 de Julho e a Calógeras. Outras informações pelos telefones (67) 3316-9155 ou 3316-9161 e pelo email: [email protected]