Projeto torna obrigatório a realização do “Teste da Linguinha” para recém-nascidos
O deputado estadual Lauro Davi (PSB/MS) apresentou na manhã desta terça-feira (06) um Projeto de Lei que torna obrigatório a realização do exame denominado “teste da linguinha”. Esse exame será realizado por um fonoaudiólogo ou por um profissional de saúde devidamente capacitado, dentro da própria unidade hospitalar e antes da criança recém-nascida ser liberada para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual Lauro Davi (PSB/MS) apresentou na manhã desta terça-feira (06) um Projeto de Lei que torna obrigatório a realização do exame denominado “teste da linguinha”. Esse exame será realizado por um fonoaudiólogo ou por um profissional de saúde devidamente capacitado, dentro da própria unidade hospitalar e antes da criança recém-nascida ser liberada para a sua residência.
Com a implantação desse exame para os recém-nascidos, poderá ser diagnosticada de forma precoce a chamada língua presa, evitando assim dificuldades de amamentação. Além disso, com a realização desse exame preventivo, as alterações do frênulo lingual, que fica embaixo da língua, podem comprometer o desenvolvimento de pessoas da infância à fase adulta, isso porque a língua presa interfere na maneira de sugar, mastigar e falar.
De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), Irene Marchesan, indica que o ideal é que o exame seja feito no primeiro mês de vida do bebê. Quando necessário, a criança deverá ser encaminhada para um procedimento cirúrgico, um pequeno corte na língua que resolve todo o problema.
Esse Projeto de Lei apresentado pelo deputado Lauro Davi é pioneiro entre todos os Estados brasileiros e contribuirá para a melhoria na saúde de todas as crianças que possam desenvolver esse problema.
“É um projeto que traz para o bebê recém-nascido um exame de prevenção onde poderá ser diagnosticado de forma rápida e eficiente o problema da língua presa, e em caso de necessidade, encaminhar a criança para o procedimento cirúrgico, que é simples e contribui para uma saúde com mais qualidade”, afirmou o deputado Lauro Davi.
Se aprovada, essa Lei entrará em vigor 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.