A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão filiado ao Ministério da Justiça, aprovou no último dia 30 o projeto de modernização das unidades da Guarda Municipal de Dourados (GMD) que deverá receber nos próximos meses novas viaturas, equipamentos de informática e de proteção, entre outros.

De acordo com o subcomandante da Guarda, Orlean Catellan Teixeira, a proposta emitida pela Administração foi aceita, mas ainda precisa passar por uma atualização. “O projeto vai ser corrigido, mas em pouco tempo estaremos com os recursos disponíveis para dar início aos trabalhos de replanejamento do patrulhamento”, explicou.

A GMD deverá receber oito novos veículos, quatro motos, dez tablets com comunicação online com a central de operações, dez computadores, duas impressoras, software de gerenciamento de ocorrências, coletes à prova de balas, coberturas para as viaturas e placas de identificação para os postos de atendimento.

Segundo Catellan, o objetivo é intensificar ainda mais o patrulhamento, principalmente as rondas comunitárias escolares, com o objetivo de reduzir os índices de violência, principalmente o tráfico de drogas. Ele explica que a instituição pensa em “dividir” as áreas de atuação dos guardas dentro do município.

“Vamos revitalizar nossas unidades da Praça Antônio João, do Terminal Rodoviário e do Parque Antenor Martins para podermos atender melhor a comunidade. Este último local deverá ser o responsável pela segurança de toda região que compreende o Grande Flórida, Jardim Novo Horizonte, entre outros”, disse.

O subcomandante continua: “Estamos preparando um novo plano de gerenciamento de ações para sermos ainda mais eficientes. Cada unidade irá cuidar ao máximo de sua região. Pretendemos ampliar nosso serviço comunitário, principalmente em escolas, assim o cidadão terá mais tranquilidade”, concluiu.