Pular para o conteúdo
Geral

Projeto Biomas vai mostrar os potenciais de uso sustentável do Pantanal

A pecuária está diretamente ligada à preservação de 86% da vegetação nativa do Pantanal. Um dos desafios do projeto Biomas na região é antecipar ações que permitam manter o uso de recursos naturais, como a madeira para confecção de cercas, sem afetar a sustentabilidade que naturalmente caracteriza a relação entre produção e preservação. A avaliação […]
Arquivo -

A pecuária está diretamente ligada à preservação de 86% da vegetação nativa do Pantanal. Um dos desafios do projeto Biomas na região é antecipar ações que permitam manter o uso de recursos naturais, como a madeira para confecção de cercas, sem afetar a sustentabilidade que naturalmente caracteriza a relação entre produção e preservação.

A avaliação é do pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Tomas, durante o planejamento das ações do Projeto Biomas Pantanal, que reúne até esta quinta-feira (06), em , representantes de universidades e instituições de pesquisas da região pantaneira. O Projeto Biomas envolve a comunidade científica de todas as regiões do País com o objetivo de elaborar modelos sustentáveis para o uso da paisagem rural, considerando as especificidades de cada um dos seis biomas brasileiros: Amazônico, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Pesquisadores das unidades da Embrapa de MS e Paraná e de universidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e instituições de pesquisa reunidos no Hotel Nacional, em Corumbá (MS) ouviram do coordenador nacional do projeto, Gustavo Ribas Curcio, os eixos centrais da pesquisa a partir do estudo de Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Reserva Legal e Áreas de Sistemas Produtivos. O estudo vai culminar na elaboração de modelos de gestão sustentáveis, uma vitrine para mostrar os diferentes potenciais de uso das paisagens brasileiras. “O objetivo é viabilizar soluções com a árvore dentro da propriedade rural”, define Curcio.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e diretor vice-presidente da CNA, Eduardo Riedel, participou da abertura do planejamento. Segundo o dirigente, o projeto contribui não só para o entendimento das potencialidades de cada área rural a partir da sustentabilidade como na comunicação desse novo conceito para a sociedade. O dirigente também destacou que a sustentabilidade está presente nas práticas já usuais adotadas pelo homem do campo. “Parte importante da preservação são as práticas sustentáveis, como o plantio direto na palha, largamente utilizado pelo produtor”, ressaltou.

Walfrido Tomas é coordenador do projeto para os estudos do Bioma Pantanal e credita como maior mérito da iniciativa a mudança da relação do uso da terra com a vegetação. O pesquisador também vê no projeto o fórum ideal para discutir o pagamento por serviços ambientais. “Quem mantém áreas ambientais presta um serviço para a sociedade e deveria receber por isso”, defende.

Sobre o Projeto Biomas

O projeto é uma parceria entre Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os estudos já estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. Os pesquisadores buscam soluções para a produção sustentável de alimentos a partir da reintrodução da árvore nas propriedades rurais do Brasil. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira