Geral

Programa Pró Ovinos deve expandir o mercado produtivo do estado

Tendo como meta incentivar a produtividade do setor como atividade sustentável o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) cria neste ano o Programa Pró Ovinos. Atualmente, o Estado possui o oitavo maior rebanho ovino brasileiro com cerca de 700 mil cabeças, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A gestora do Programa Pró-Ovinos, […]

Arquivo Publicado em 23/01/2012, às 18h00

None

Tendo como meta incentivar a produtividade do setor como atividade sustentável o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) cria neste ano o Programa Pró Ovinos. Atualmente, o Estado possui o oitavo maior rebanho ovino brasileiro com cerca de 700 mil cabeças, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


A gestora do Programa Pró-Ovinos, Mariana Gilberti Urt, que também é uma das palestrantes, explica que é preciso que o produtor se organize, aprenda a preparar um calendário de ações para aumentar a rentabilidade.


“Nos seis municípios que iremos percorrer, irei ensinar como preparar o calendário do ovinocultor. Com ele, é possível negociar melhores preços, comprar insumos mais baratos, enfim, fazer uma boa gestão”, explicou Mariana Urt.


O superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, explicou que o objetivo é expandir o mercado, levar informação aos produtores e mostrar como fazer uma boa gestão. “O mais importante também é conscientizá-lo de que não é preciso abrir mão do gado, ele pode ser desenvolvido de forma integrada com agricultura ou com a pecuária. Uma oportunidade para quem busca incrementar a renda no campo”, concluiu o superintendente.


Programa


A previsão é atender 750 produtores em seis municípios de MS, além de promover o incremento na produção de cordeiros de corte de qualidade. Ao todo, serão ministradas 30 palestras técnicas com a temática da Criação Sustentável nas cidades de Sidrolândia, Anastácio, Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste e Campo Grande.


A primeira cidade a receber a palestra será Sidrolândia, no dia 31 de janeiro, das 7h30 às 16h30, no Parque de Exposições Waldomiro João Comparim. O encerramento das palestras será durante o 1º Encontro Sul-mato-grossense da Ovinocultura, previsto para o segundo semestre deste ano, no auditório da Famasual (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.


As inscrições podem ser realizadas nos sindicatos rurais de cada cidade contemplada ou pelo site: www.senarms.org.br.

Jornal Midiamax