Pular para o conteúdo
Geral

Professores federais vão rejeitar proposta do governo

Professores federais, em greve há mais de dois meses, devem rejeitar a proposta apresentada pelo governo federal na próxima segunda-feira, quando as duas partes têm uma reunião de negociação agendada. Em assembleias realizadas ao longo desta semana, os docentes analisaram a proposta e enviaram suas decisões para o sindicato nacional, a Andes, que durante o […]
Arquivo -

Professores federais, em greve há mais de dois meses, devem rejeitar a proposta apresentada pelo governo federal na próxima segunda-feira, quando as duas partes têm uma reunião de negociação agendada.

Em assembleias realizadas ao longo desta semana, os docentes analisaram a proposta e enviaram suas decisões para o sindicato nacional, a Andes, que durante o fim de semana irá elaborar uma contra-proposta. A expectativa do movimento é que a ampla maioria das 57 universidades em greve recuse a proposta.

A conclusão dos professores é de que os reajustes apresentados pelo governo federal não contemplam a inflação. De acordo com cálculos feitos pelos sindicatos da Universidade Federal de (Unifesp) e do ABC (UFABC), há perda salarial para a maioria dos profissionais.

Na carreira dos docentes com doutorado e dedicação exclusiva, a melhor contemplada pelo governo, quatro dos nove níveis terão perdas e aumento real próximo a zero para outros dois níveis (veja tabela abaixo).

“Considerando que o governo não cometeria esses erros crassos de cálculo com professores, isso fica com uma feição de manobra da opinião pública contra o movimento, que já deixou de ser exclusivamente de docentes e envolve servidores e alunos”, diz Denilson Cordeiro, professor de Filosofia da Unifesp do câmpus de Diadema e membro do Comando de Greve local.

“A proposta foi apresentada como generosa, com 30% a 45% de aumento aos professores. Mas a gente fez os cálculos e viu que não é nada disso. O sentimento é de indignação”, aponta Giorgio Romano, do comando de greve dos professores da UFABC.

Os números apresentados pelo governo somam os 4% de aumento negociados no ano passado e envolvem os anos de 2010 e 2015. “A inflação do período varia entre 31% a 35,5%”, alega o professor.

Os docentes discordam de outros pontos da proposta do governo e reclamam da não contemplação de reivindicações do movimento, como a garantia de investimentos em infraestrutura, a negociação com os funcionários técnico-administrativos, participação na elaboração do plano de carreira e nas decisões orçamentárias que envolvem as universidades federais.

“Corremos o risco de consolidar essa precariedade que existe hoje. Tanto em termos de infraestrutura, quando em relação a manter uma carreira que não atrai bons profissionais”, aponta Marcia Jacomini, professora de Educação da Unifesp.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Últimas Notícias

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem