Pular para o conteúdo
Geral

Primeira oficial-general das Forças Armadas recebe promoção no Rio

 Passados 31 anos desde que foi permitida a entrada de mulheres na Marinha do Brasil, as Forças Armadas do país ganharam hoje (26) a primeira mulher oficial-general da sua história. Médica anestesista, Dalva Maria Carvalho Mendes, 56 anos, foi promovida de capitão-de-mar-e-guerra para contra-almirante médica da Marinha em cerimônia realizada no Hospital Naval Marcílio Dias, […]
Arquivo -

 Passados 31 anos desde que foi permitida a entrada de mulheres na Marinha do Brasil, as Forças Armadas do país ganharam hoje (26) a primeira mulher oficial-general da sua história. Médica anestesista, Dalva Maria Carvalho Mendes, 56 anos, foi promovida de capitão-de-mar-e-guerra para contra-almirante médica da Marinha em cerimônia realizada no Hospital Naval Marcílio Dias, zona norte do Rio.

“É como se estivesse renovando votos de casamento com a Marinha, [sinto-me] uma noiva ansiosa, feliz e emocionada, sinto muita honra”, declarou. A expectativa da primeira general brasileira é que sua nomeação dê às mulheres cada vez mais espaço dentro da corporação. “Eu espero ser um exemplo [para as outras mulheres da Marinha]”, disse.

A contra-almirante informou que o novo posto será na Escola Superior de Guerra, onde vai contribuir para a melhoria do conhecimento de gestão. Acima de Dalva, cujo posto representa duas estrelas do generalato, está o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, almirante de esquadra, com quatro estrelas.

A contra-almirante, que negou ter sofrido preconceito entre os colegas homens, defendeu a capacidade das mulheres para assumir novos postos nas Forças Armadas. Atualmente, as mulheres são 33% do quadro de oficiais e 6,8% dos praças da Marinha, fazendo parte dos corpos de Engenheiros, de Saúde, de Intendentes e Auxiliar, além do Corpo Auxiliar de Praças.

“Estamos mostrando que temos capacidade e com certeza teremos o respeito de todos. Nós [mulheres] estamos mudando, é uma geração toda que está chegando aí. Tenho tido contato com outras colegas das outras Forças e todas estão bastante entusiasmadas com esta possibilidade [de almejar o posto de oficial-general]”.

Viúva, mãe de dois filhos, Dalva fez parte do primeiro grupo de mulheres a ingressar na corporação, em 1981, feito então inédito entre as três Forças. Anestesista, a nova contra-almirante médica exerceu a maior parte da carreira no Hospital Naval Marcílio Dias, ocupando funções técnicas e administrativas.

A filha de Dalva, Luciana Carvalho, 27 anos, seguiu a carreira da mãe e hoje é primeiro-tenente do quadro técnico da Marinha. Ela se disse orgulhosa de ver sua mãe fazendo história. “É uma sensação diferente, indescritível, pois é uma situação que até então nunca tinha visto”, comentou. Ela disse que tem esperança de, no futuro, haver uma mudança na carreira que permita ao oficial do quadro técnico alcançar o posto de general.

Analista de sistemas, o filho, Carlos Eduardo Carvalho Mendes, não seguiu carreira, mas declarou enorme admiração pela mãe e por sua profissão. “Estou muito orgulhoso. Sempre achei que as mulheres tinham que ter todos os direitos que os homens têm e minha mãe é o espelho maior que tenho dentro de casa, uma pessoa com moral e ética, que se conduz assim dentro de casa e no trabalho”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista ‘fura’ preferencial e provoca acidente com dois carros e capotamento em Campo Grande

pac seleções

União define ações para execução das obras do Novo PAC em MS

feira do coopharadio

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Prefeitura de Dourados e PRF unem forças para formação de motoristas do transporte escolar

Últimas Notícias

Brasil

Trump sanciona Moraes com Lei Magnitsky

Ministro do STF é a primeira autoridade de um país democrático a ser enquadrado na lei estadunidense

MidiaMAIS

‘Partiu, maternidade’: impedida de virar bife, vaca Fumaça dá à luz em MS após ensaio ‘casprima’

Dias antes de parir, Fumaça fez uma sessão de fotos (daquelas de grávida) ao lado das amigas e primas vacas que vivem no mesmo sítio

Política

Cônsul da China diz que pode investir em infraestrutura e tecnologia em Ponta Porã

Chineses têm interesse na Rota Bioceânica, que vai passar por Ponta Porã

Cotidiano

‘Vamos poder negociar’: autoescolas aprovam fim da obrigatoriedade de aulas práticas

Governo Federal pretende reduzir burocracias para a emissão da CNH e acabar com a obrigatoriedade de passar por autoescola