Autoridades sanitárias disseram nesta quinta-feira que pelo menos 14.000 pessoas, mais do que o estimado anteriormente, possivelmente receberam injeções de esteroides contaminados ligados a um surto de meningite nos Estados Unidos e que pacientes devem ficar atentos a sintomas por vários meses.

As autoridades afirmaram que a empresa no centro do caso, a New England Compounding Cente, de Massachusetts, parece ter violado a sua licença ao produzir grandes quantidades de medicamentos, ao invés de apenas prescrições de pacientes individuais. Há pressões para uma investigação criminal.

“Esta organização optou por aparentemente violar os requisitos de licenciamento em que foram autorizados a operar”, disse a diretora do Escritório de Segurança e Qualidade de Saúde, do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, Madeleine Biondolillo.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) afirmaram que o número de pessoas ameaçadas, 1.000 a mais do que o estimado antes, foi revisado após consultas com autoridades da área de saúde.

Catorze pacientes morreram de meningite e 169 pessoas foram infectadas, afirmou o CDC em seu boletim mais recente nesta quinta-feira. O número de infecções cresceu em 32 desde quarta-feira.

As infecções foram detectadas no prazo de duas semanas a até 42 dias, em média, após o medicamento ser aplicado nos pacientes.

Mas qualquer pessoa exposta aos frascos do esteroide acetato de metilprednisolona fornecidos pela companhia –usados para tratar dores nas costas e outras condições– deve estar atenta para problemas de saúde por vários meses, disseram autoridades do CDC.

Os agentes sanitários locais contataram mais de 90 por cento dos pacientes que podem ter sido expostos.