Em Mato Grosso do Sul, as mulheres representam 57,7% da advocacia. São 6.165 advogadas no Estado, que possui 10.659 operadores do Direito inscritos (ativos) na OAB/MS. Os dados foram revelados em levantamento realizado pela Seccional. Na opinião das próprias advogadas, o índice apenas reflete o reconhecimento da qualidade profissional das mulheres, em todas as profissões.

Não só os números demonstram a importância feminina na OAB/MS, mas também a presença das mulheres dentro da Seccional está cada vez maior. Elas ocupam dois dos cinco cargos da diretoria da Seccional. É o caso da advogada Rachel de Paula Magrini Sanches (foto acima), secretária geral da Ordem, e destaque na luta pelas prerrogativas do operador do Direito no Estado.

Nas Comissões – principal meio de ação da Seccional – as mulheres também se destacam, pela atuação combativa e intenso trabalho realizado em prol do advogado e sociedade sul-mato-grossense.

A atuação das mulheres é tamanha, que a OAB/MS conta com uma Comissão específica, a da Mulher Advogada. “É um começo de reconhecimento da capacidade das mulheres”, comentou a advogada Heloísa Helena Wanderley Maciel, presidente da Comissão.

Ainda segundo Heloísa, ainda há muito a se trabalhar, mas alguns importantes pontos já foram conquistados. “A Comissão conseguiu realizar trabalhos em conjunto com Ministério Público e a Coordenadoria da Mulher, como por exemplo, na instalação da 2ª Vara da Violência Doméstica”, comentou. A advogada se refere a autorização, por parte do TJ/MS da instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Campo Grande. A realização foi solicitada pela Seccional, e outras entidades, ainda em 2011.

A Comissão do Meio Ambiente (Comam), por exemplo, também é presidida pela advogada Helena Clara Kaplan. “A grande diferença no trabalho das mulheres é a sensibilidade e a capacidade de delegar mais”, comentou a advogada.

Para Helena Clara, o reconhecimento do serviço das advogadas está ocorrendo naturalmente, embasado na qualidade profissional das operadoras do Direito.

Na Seccional, várias outras Comissões são presididas por mulheres, como do Biodireito (Renata dos Santos Teruya), Direitos Humanos (Kelly Cristiny de Lima Garcia), DOS Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (Tânia Regina Noronha Cunha), do Advogado Trabalhista (Lidiane Vilharga de Almeida), de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Maria Claudeth Cardoso Leal), da Diversidade Sexual (Priscila Arraes Reino), OAB/MS Vai À Escola (Eugênia Portela de Siqueira Marques), de Assuntos Indígenas (Sâmia Roges Jordy Barbieri) e Saúde (Flávia Cristina Robert Proença).

No Tribunal

Também no Tribunal de Justiça do Estado a presença feminina se faz valor. Nesta quarta-feira (31), a juíza Maria Isabel de Matos Rocha como nova Desembargadora. É a quarta mulher a compor a mais alta corte do Judiciário sul-mato-grossense, substituindo outra mulher, a Desembargadora Marilza Lúcia Fortes, que faleceu dia 20 de setembro passado.