O desgaste do atacante Neymar tem sido o principal assunto do Santos, além das semifinais da Copa Libertadores da América. O cansaço da Joia gerou até mesmo uma insinuação do presidente santista, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, de favorecimento ao Corinthians, por parte da CBF, devido às constantes convocações do atleta para a Seleção Brasileira. Preocupado com a situação do camisa 11 do Peixe, o técnico Muricy Ramalho revelou nesta sexta-feira o seu espanto com os resultados dos exames feitos pela comissão técnica em Neymar, após o duelo com o Timão.

Os testes foram realizado na quinta, um dia após a derrota para os corintianos, na primeira partida semifinal da Libertadores. Esse tipo de exame detecta quais jogadores estão mais desgastados e os níveis de cansaço da Joia foram amplamente superiores aos dos demais, de acordo com Muricy.

“O exame dele deu muito alto. O aparelho quase não conseguiu medir, o que significa que ele está ‘estourado’. Ele sempre é o que mais se desgasta e o que demora mais para se recuperar. Só que dessa vez foi demais. Eu nunca vi ele assim”, afirmou o treinador, para depois comentar a cena em que Neymar desabou no gramado da Vila Belmiro, com a interrupção do jogo, devido a queda momentânea de luz, no estádio.

“Eu não vi isso, mas me contaram. Para ele chegar ao ponto de desabar é porque estava muito cansado mesmo, é justificável. Me falaram que ele sentiu câimbras. Foi uma partida muito complicada para todos eles. O time todo acusou um cansaço muito alto nesse jogo, não só pelo desgaste físico, como pelo stress emocional. Só que com o Neymar foi pior“, comentou.

Mas, para contar com o atacante em condições ideais, ou pelo menos o mais próximo possível disso, Muricy Ramalho destacou que Neymar receberá um cuidado especial nos próximos dias. O comandante acredita que o descanso – a Joia não irá enfrentar o Flamengo, domingo, no Engenhão, pelo Brasileiro – e uma alimentação bem balanceada, deixarão o jogador mais preparado para o confronto decisivo diante do Timão. O embate da próxima quarta, no Pacaembu, define o finalista brasileiro da Copa Libertadores.

“No físico dele a gente percebe (uma pequena perda de massa muscular), no visual. Mas vamos cuidar bem dele nos próximos dias, deixá-lo descansar um pouco e retomar aquele ritmo de alimentação normal que ele tem aqui. A nossa nutricionista (Sandra Merouço) trabalha muito bem e a alimentação é muito boa no Santos. Certamente, com essa atenção que ele irá receber e o fato de não viajar (para o jogo contra o Rubro-Negro, no Rio de Janeiro), o Neymar estará completamente recuperado na quarta”, encerrou Muricy.