A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove segunda-feira (30), às 14h, na Câmara de Vereadores, um encontro entre o Ministério do Trabalho, Procuradoria Federal do Trabalho, INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e empresários do município e região, para esclarecer os direitos do deficiente no mercado de trabalho.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social Ledi Ferla, o encontro deve apresentar aos empresários a legislação para contratação de deficientes, quais as relações trabalhistas, direitos e ouvir os questionamentos e sugestões.

Um dos temas a serem abordados é a nova legislação, que deve entrar em vigor em breve, prevendo que, contratado e ganhando mais que o limite do beneficio, o deficiente seja desligado do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e inserido novamente se ficar desempregado.

“Queremos que eles nos apresentem também as áreas de carência das empresas em termos de qualificação. Vamos ouvi-los e então oferecer no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, de acordo com a necessidade, cursos de capacitação para que eles atendam adequadamente onde estiver empregado”, destacou Ledi.

Ela reforça que o centro promove o contato entre deficientes e empresas. Somente no segundo semestre de 2011 pelo menos 40 deficientes foram encaminhados para o mercado de trabalho.