Pular para o conteúdo
Geral

Prefeito de Paranhos descarta envenenamento de córrego para atingir indígenas

O prefeito de Paranhos – Dirceu Bettoni conversou com o Midiamax sobre a acusação de índios da aldeia Ypo’i de que o córrego que abastece a comunidade teria sido envenenado por produtos químicos e agrotóxicos que podem ser comprados indiscriminadamente junto à divisa com o Paraguai. “Fiquei sabendo da acusação através da mídia, ontem à […]
Arquivo -

O prefeito de – Dirceu Bettoni conversou com o Midiamax sobre a acusação de índios da aldeia Ypo’i de que o córrego que abastece a comunidade teria sido envenenado por produtos químicos e agrotóxicos que podem ser comprados indiscriminadamente junto à divisa com o Paraguai.

“Fiquei sabendo da acusação através da mídia, ontem à noite. O pessoal da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) deve estar cuidando para fazer uma análise, coletando a água, pois existe uma lavoura ao redor e é uma área de extrativismo.”, relata.

Bettoni reforça que o acesso ao local é restrito, pois a área está em processo de litígio e é cuidada pela Força Nacional.

“Se foi envenenado pode ser pelas lavouras. Recentemente teve uma vistoria dos antropólogos juntamente com a Força Nacional e Polícia Federal, mas não tem atrito na região. Os pecuaristas estão respeitando a realização dos estudos. Alguns estão dando informações outros não, mas o clima está tranquilo.”.

De acordo com o prefeito a região ainda está processo de estudo e os índio são assistidos pela Funai (Fundação Nacional do Índio), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e com transporte escolar fornecido pelo município. Cerca de 50 alunos são atendidos pelo transporte escolar oferecido pela Prefeitura.

O prefeito destacou ainda que atualmente estão sendo construídas cinco escolas indígenas em parceria com o Governo Federal e que até maio do ano que vem elas estarão prontas. “Uma para cada aldeia, de quatro e seis salas que vai atender 160 alunos durante um período.”.

Paranhos conta com mais de quatro mil indígenas vivendo nas aldeias, o que equivale a 30% da população. As aldeias ficam entre 12 e 70 km da cidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)