Nesta quinta-feira (19), a partir das 18h, estará aberta a Feira de Decoração e Construção do (Decon/MS). Serão mais de 10.000 m² de feira reunindo lojistas, representantes e profissionais do segmento de móveis, construção, decoração e serviços, no Centro de Exposições Albano Franco.

A Universidade Anhanguera-Uniderp participa do evento por meio de parceria com a Fundação Manoel de Barros (FMB). Acadêmicos de Arquitetura de Urbanismo da Universidade projetaram o espaço intitulado Praça Sustentável.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera-Uniderp, Tácia Carolina Ronda Oliveira, os alunos ficaram responsáveis também pela execução do trabalho. “O enfoque deste projeto consistiu na criação de um espaço que empregasse materiais de baixo custo e com enfoque em reaproveitamento de matéria prima e utilização de materiais sustentáveis”, explicou.

Ela ressaltou ainda que a intenção é promover a participação dos acadêmicos no processo de criação e execução de projetos, além de propiciar um ambiente de integração entre alunos e professores.

Para montar a praça foram utilizados pisos do tipo Laminado PET, sendo que cada placa necessita de 40 garrafas PET para ser produzida. Pneus inutilizados ganharam novo caráter e uso ao receber uma técnica inovadora desenvolvida pela Tintas Branno, na qual os pneus passam por um processo de regularização com texturas recicladas e pintura com tintas ecológicas desenvolvidas com resíduos de pedras de granito e mármore.

O mobiliário da praça, desenvolvido pelos alunos na maquetaria do curso, reutilizou carretéis de cabo de aço descartados por lojas de ramo da . A participação dos alunos foi organizada pelo Centro Acadêmico – CACAU, através de oficinas e mutirões para a montagem do espaço e execução de mobiliários, além da colaboração no processo de criação do projeto.

Serviço

A Decon/MS segue até o dia 22 de abril. Na sexta, sábado e domingo, a feira estará aberta das 10h às 22h. O Centro de Exposições Albano Franco está localizado à Avenida Mato Grosso, 5017.