Hoje (1º) é feriado em Portugal. A data lembra o Dia de Todos os Santos, criado pela Igreja Católica para homenagear a “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. Hoje, porém, será a última vez que os portugueses celebrarão a data até 2018. Um acordo feito entre o governo e a Santa Sé, subscrito por centrais sindicais, suspendeu provisoriamente o feriado de hoje.

Pelo mesmo acordo, foram suspensos os feriados de Corpus Christi (60 dias depois da Páscoa), 5 de outubro (Implantação da República) e 1º de dezembro (Restauração da Independência). No Dia de Todos os Santos, em Portugal, os lusitanos tradicionalmente percorrem os cemitérios em memória a amigos e parentes mortos. No Brasil, o Dia de Finados é lembrado no dia 2 de novembro.

Como o último feriado de Todos os Santos cai em uma quinta-feira, escolas e universidades emendaram com a sexta-feira (2) e suspenderam as aulas. Em Portugal, emendar o feriado é conhecido como “fazer a ponte”.

No feriado prolongado, o Ano do Brasil em Portugal promove o show da atriz e cantora Bibi Ferreira. O espetáculo Bibi em Concerto será apresentado na sala Garret, na qual ocorre a Mostra de Teatro do Brasil.

Além de Todos os Santos, 1º de novembro é a data do terremoto que ocorreu em Lisboa, em 1755. Na ocasião, a cidade ficou praticamente destruída e houve tréplicas do fenômeno em várias áreas de Portugal.

No século 18, com a iluminação à vela, a capital portuguesa sofreu com diversos incêndios. A estimativa oficial é que mais de 10 mil pessoas tenham morrido em decorrência do terremoto seguido por tsunami. A cidade foi reconstruída pelo Marquês de Pombal, que seguiu o padrão arquitetônico inspirado no Iluminismo.