Pular para o conteúdo
Geral

Pneumologista alerta sobre doença que mata uma criança a cada 20 segundos, segundo OMS

O dia 12 de novembro foi escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o Dia Mundial contra a Pneumonia, que segundo a Organização mata uma criança a cada 20 segundos. De acordo com o pneumologista Renato Rezende, a infecção é uma inflamação dos alvéolos do pulmão. “Quando o alvéolo está com líquido há dificuldade […]
Arquivo -

O dia 12 de novembro foi escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o Dia Mundial contra a Pneumonia, que segundo a Organização mata uma criança a cada 20 segundos.

De acordo com o pneumologista Renato Rezende, a infecção é uma inflamação dos alvéolos do pulmão. “Quando o alvéolo está com líquido há dificuldade de passagem do oxigênio e gera uma queda de oxigênio no sangue e no tecido levando a problemas cerebrais e do coração se não for imediatamente resolvido.”, explica.

Renato explica que existem pneumonias inflamatórias e bacterianas onde, as primeiras, são causadas por vírus como a H1N1 e muitas vezes provocam inflamações provocando infecção dos tecidos. Já as bacterianas são as mais comuns, provocadas por bactérias.

“Importante dizer que as bactérias atingem mais pessoas que tem diminuição da resistência imunológica como idosos, diabéticos, fumantes, cardíacos, transplantados e HIV positivo. Nessas pessoas, esse tipo de pneumonia é mais grave pela baixa resistência imunológica.”.

O pneumologista recomenda que, no caso de crianças, uma das medidas para se evitar a doença é o leite materno. “Crianças que são amamentadas possuem menor predisposição para ter infecções graves ou pneumonia.”.

Ele aponta ainda que uma alimentação saudável, exercícios físicos e menos estresse podem diminuir as chances de pegar a doença.

“Há de se lembrar que existem vacinas tanto para virais quanto para bacterianas. A populção deve estar atenta às campanhas onde são oferecidas as vacinas, pois existe autorização para que essas todos sejam vacinados, independente do direcionamento da campanha, seja para idosos ou grupos de risco por exemplo.”

OMS

A pneumonia é a doença que mais mata crianças menores de 5 anos e chega a ser responsável por 18% do total de mortes nessa faixa etária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 99% dos óbitos provocados pela pneumonia são registrados em países em

Apenas 30% das crianças infectadas recebem o tratamento adequado. A estimativa é que a doença mate 1,2 milhão de crianças menores de 5 anos todos os anos no mundo, mais que os óbitos provocados pela AIDS, pela malária e pela tuberculose juntas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

prova

Câmara autoriza a realização de concurso público

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Acusado de cometer zoofilia com ovelha e matar casal é condenado a 13 anos de prisão

Últimas Notícias

Polícia

PRF e PM apreendem 1,3 tonelada de maconha após fuga na BR-267

No carro foram encontrados os tabletes de maconha

Brasil

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

7,8 mil vagas de mestrado e doutorado gratuitas a docentes

Cotidiano

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

O jurado integra o Conselho de Sentença

Polícia

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Dois homens de 22 e 25 anos foram presos em flagrante