Policiais Militares Ambientais de Bonito (MS) foram acionados por Policiais Militares da 4ª Companhia PM daquela cidade, sobre a abordagem ontem à noite de um veículo Ford F 2000, com placas de Jardim (MS), com uma carga de 1,5 m³ de madeira da espécie Ipê, que era transportada sem Documento de Origem Florestal – DOF, que é o documento ambiental para o transporte de qualquer produto da flora.

Na carroceria do veículo, havia também duas motosserras sem documentação (LPU – Licença de Porte e Uso). A madeira, o veículo e as motosserras foram apreendidas por policiais da 4ª Companhia PM e foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil de Bonito.

O motorista do veículo e proprietário da carga, residente em Bonito (MS) foi autuado administrativamente pela PMA e recebeu multa de R$ 450,00 pela madeira ilegal e mais R$ 2.000,00 pelas motosserras sem documentação.

O autuado responderá por crime ambiental de transporte ilegal de madeira. Se condenado, poderá pegar pena de 06 meses a 01 ano de detenção.Com relação às motosserras, o uso ilegal é crime ambiental, porém, só o transporte, ou a posse, não é crime. Por isto, o responsável responderá somente na esfera administrativa.