Uma equipe da Militar do Destacamento da Fazenda Itamarati, em Ponta Porã (MS) acionou ontem, Policiais Militares Ambientais de Dourados (MS), devido a detenção de 2 assentados por exploração ilegal de produtos florestais no assentamento. Os autuados, residentes nos lotes 1687 e 1262 tinham derrubados diversas árvores das espécies ipê e peroba, com uso de motosserra para a exploração da madeira na reserva legal (área protegida por lei) do assentamento. A madeira foi apreendida, bem como 2 motosserras que eles utilizavam para o corte.

Os agricultores, de 32 e 37 anos, não foram conduzidos à delegacia, devido à proibição de alguns tipos de prisões durante o período eleitoral, porém, eles responderão por crime ambiental. Se condenados poderão receber pena de detenção seis meses a um ano.

Cada um dos assentados também recebeu multa administrativa no valor de R$ 5.000,00 pela exploração da madeira e mais R$ 1.000,00 pelo uso ilegal das motosserras.

A PMA tem deparado com diversos crimes ambientais em áreas de assentamentos. Os crimes contra a flora têm sido os mais comuns.